O vereador Robinho Pedrosa (PSL) vai apresentar na primeira sessão ordinária de 2018 um projeto de lei (PL 01/18) que institui a campanha Setembro Amarelo em São Pedro. O objetivo é desenvolver ações que sirvam de prevenção ao suicídio.
Se o texto for aprovado, a campanha será realizada durante o mês de setembro e vai permitir que o município promova fóruns de debate, palestras, seminários, divulgação de material informativo impresso e audiovisual, além de ações conjuntas com o público em geral. O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
“Queremos oferecer à população meios para informação e conscientização. Acredito ser importante diante dos crescentes índices de transtorno psicológico e psiquiátrico na população, a exemplo da depressão que pode levar ao suicídio”, lembrou o parlamentar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios cresceu cerca de 60% nas últimas cinco décadas. Por ano, mais de um milhão de pessoas tiram a própria vida – o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa se suicida a cada 60 minutos conforme o Mapa da Violência revelou em 2011.
“O projeto, inclusive, faculta ao Executivo firmar parcerias com órgãos públicos, universidades, entidades de classe, organizações não-governamentais ou da iniciativa privada para não onerar os cofres da prefeitura”, destacou Robinho.