O prefeito Barjas Negri (PSDB) autorizou a Secretaria de Educação a chamar 423 servidores aprovados em concursos para o ano letivo de 2018. O total engloba novas contratações e recontratações e é necessário para atender a expansão da oferta de vagas na rede municipal de ensino.
Estão sendo chamados 315 professores, entre efetivos e temporários, sendo 227 para o ensino infantil e 88 para o ensino fundamental. As atribuições de aulas ocorreram no começo deste mês. Também estão sendo chamados mais 84 auxiliares de educação infantil, dez escriturários de escola e 14 orientadores de alunos.
No dia 1º de fevereiro, quando recomeçam as aulas, entram em funcionamento duas novas escolas infantis. A EMEI Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende, encampada pela prefeitura em 2017, e que vai oferecer 119 vagas. A escola também será a segunda do município a oferecer o horário diferenciado, das 8h30 às 18h30.
Também entrará em funcionamento no primeiro dia de fevereiro a EMEI Prof. Dr. Almir de Souza Maia, no Parque dos Ipês. Essa unidade vai oferecer 127 vagas.
Há ainda a ampliação na oferta de vagas na EMEI São Vicente de Paulo, no Centro. Com a reforma, que está na fase final, a escola mais que dobrou a sua capacidade de atendimento. Em 2017 eram atendidas 220 crianças nessa unidade de ensino.
Neste ano, a capacidade aumentou para 449 crianças, sendo que 106 delas estarão no horário diferenciado, das 8h30 às 18h30. A ampliação da oferta de vagas, incluindo o horário diferenciado, é compromisso de campanha do prefeito Barjas Negri e foi discutido com vereadores e lideranças.