Lei permite flexibilidade de jornada e salário maior para professores de Águas

0
Pasta de Educação reúne profissionais para planejamento do ano letivo 2018; (Foto: Divulgação)
Pasta de Educação reúne profissionais para planejamento do ano letivo 2018; (Foto: Divulgação)

Uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro (Projeto de Lei Complementar 11/17) tornará mais flexível a jornada de trabalho do corpo docente. Agora, professores podem requerer à Secretaria de Educação aumento ou diminuição das horas trabalhadas na semana – desde que não exceda o permitido. O objetivo, segundo a secretária Scheila Fernandez, é fazer com que os professores passem mais tempo em uma única unidade educacional.

“Dessa forma, diminuiremos a necessidade de contratações temporárias de professores devido ao saldo de aulas. Outro fator importante é aumentar a permanência do docente em apenas uma unidade escolar, gerando vínculo e maior produtividade em relação ao processo de ensino e aprendizagem”, destacou a titular da Pasta.

Atualmente, 34 professores efetivos na rede podem ser beneficiados com a medida. A ampliação ou redução da jornada pode ser requerida por professores dos anos finais, ou seja, os chamados PEB 2.

Além da flexibilidade de horário, outro ponto importante que a rede de ensino já coloca em prática é oferecer uma gratificação salarial de 50% a mais no salário (sobre o vencimento) em casos de professores que assumem postos de coordenação.

“A gratificação serve como estímulo aos profissionais que exercem a coordenação, pois são responsáveis ainda por articular com pais, professores, alunos e direção”, disse Scheila. São os próprios professores que elegem os coordenadores.

Retorno às aulas

O ano letivo terá início logo após o Carnaval, na próxima quinta-feira (15). As aulas do 1º ao 9º ano serão para todos os alunos das 7h30 ao meio-dia. Já os pais que optarem pelo período integral, os discentes sairão da unidade escolar às 16h40. As disciplinas da Base Curricular Comum serão ministradas no período da manhã, enquanto as oficinas e projetos acontecerão à tarde.

Para a secretária Scheila Fernandez esse será um ano de muita tecnologia e inovação em uma educação de tempo integral. “Estamos animados com a programação deste ano, com vários parceiros e muitas ideias a serem colocadas em prática. Já iniciamos o trabalho com os professores, realizando atividades de capacitação e planejamento do ano letivo”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.