Vinte e três alunos do 3º ano da escola Joaquim Norberto de Toledo acompanharam o vereador Adriano Vitor (SD) em uma visita à Câmara de São Pedro. Esta foi a segunda vez que o parlamentar recebe um grupo de crianças nas dependências do Legislativo, onde eles puderam tirar dúvidas, simular votações e saber mais sobre o papel do vereador. O vereador Luiz Melado (PSDB) também esteve presente.
“A experiência é enriquecedora para ambos. As crianças chegam cheias de dúvidas, mas demonstrando um interesse muito grande em saber como é o nosso trabalho. É gratificante contribuir com a formação social delas”, disse o parlamentar.
Acompanhados da professora Doracy Gomes de Campos e da coordenadora Clea Regina Assis da Silva, os alunos se sentaram à mesa dos vereadores e simularam algumas ações do Legislativo.
“Propus que eles escolhessem presidente e secretários para a composição da Mesa Diretora. Então fizemos a votação simbólica de projetos e eles tinham que avaliar se votariam a favor ou contra, uma espécie de sessão mirim”, comparou.
Adriano Vitor também foi questionado pelos pequenos como chegou ao cargo de vereador. “Expliquei todo o processo desde a filiação a um partido político, o registro da candidatura, a análise da Justiça no processo, a liberação do nome para concorrer e o voto na urna. Quanto antes eles despertarem para a política, mais preparados estarão para escolher candidatos ou representar a sociedade.”
Melado também destacou a importância da visita. “Foi muito gratificante ver as crianças sentadas nas cadeiras dos vereadores e participando, ainda que de forma simbólica. A política começa desde cedo.”
Jovens informados
Para o vereador, um dos principais objetivos ao trazer alunos para o prédio do Legislativo é para que eles se interessem pelos assuntos tratados na Casa de Leis e estejam sempre bem informados do que acontece na cidade.
Além disso, ressalta Adriano, o contato com a política e seu funcionamento desde cedo é primordial para eles criem suas próprias opiniões e sejam jovens bem informados. “Muitos me disseram que, ao completar 18 anos, querem ser candidatos. Também destaquei a importância das mulheres na política. Acredito na formação desde cedo”, completou o vereador.
Excelente iniciativa!!!! Parabéns ao vereador e à escola!!!!?