A recém-inaugurada reforma da Maternidade do Hospital São Lucas de São Pedro, a Santa Casa, registrou o nascimento de 14 bebês entre as 19h do dia 4 de abril e as 18h do dia 12 (quinta-feira). Neste período nasceram dez meninas e quatro meninos.
A secretária de Saúde e interventora do hospital Miriam Silva destaca que estes números são reflexos de um conjunto de ações realizadas na atenção básica, com atenção especial ao pré-natal e amplo trabalho desenvolvido com as gestantes.
“Várias ações foram realizadas na assistência da rede cegonha, com prioridade para o pré-natal, estímulo à atenção contínua e fortalecimento das pacientes com os médicos ginecologistas da rede”, disse a secretária, destacando também que hoje quando a gestante chega ao hospital, ela já conhece os médicos que atuam no hospital e na rede.
“Na hora do parto, o médico conhece a gestante e o prognóstico e assim toda a equipe e gestante sentem uma segurança maior”, completou.
Na reforma recém-apresentada ao público, a Santa Casa recebeu investimentos de R$ 6,7 milhões em obras físicas e equipamentos. A maternidade, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil, ganhou novos leitos, incubadora, instalação de rede de gás embutida, instalação de armários para os leitos, berçário e ar condicionado.
O local foi reestruturado seguindo as normas do RDC 50 (Regulamento Técnico para Obras de Saúde), com piso que não absorve infiltrações, o que colabora para a não proliferação de bactérias e contaminações. Também foram reformados consultório, ambulatório, recepção, farmácia e posto de enfermagem, além de os leitos ganharem armários e ar condicionado.
“Não é apenas um ambiente mais moderno. É também um local mais confortável e com menor risco de infecção. A população de São Pedro merece uma maternidade de referência não somente pelo excelente serviço que vem realizando, mas também pela sua infraestrutura”, destacou Miriam. (Da assessoria)