Desde 2014, quando foi implantado o programa Luz para São Pedro, 30 bairros da estância já foram iluminados. A parceria com a CPFL garantiu a instalação de 9.649 braços de luz, em um investimento de R$ 2,6 milhões.
Antes da criação do programa, estavam instalados 3.765 braços de luz. O número de pontos de iluminação mais que dobrou: o crescimento foi de 156,2%.
A iluminação garante melhorias especialmente no quesito segurança: estatísticas comprovam diminuição de casos de furtos e roubos, segurança para o pedestre e melhor visualização ao dirigir.
Muitas das vias iluminadas são também importantes vias turísticas, como a estrada do Santana e a serra de São Pedro, totalmente iluminada, o que garante incentivo ao desenvolvimento do setor.
Só nos bairros Bela São Pedro e Tanquã, por exemplo, o trecho iluminado tem aproximadamente 13 km de extensão. Na serra, o trecho iluminado é de 4 km. “É um investimento em infraestrutura e segurança que representa mudança significativa para a população”, destaca o prefeito Helinho Zanatta.
Outros 500 pontos de luz já estão programados para serem instalados no bairro Vista Alegre, além de pontos em bairros como o Portal das Flores, Santa Mônica, Nova São Pedro 2, Vertentes e Floresta Escura.