Os procedimentos de alta e média complexidade realizados pela Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro terão quatro vezes mais recursos do que é repassado atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje a estância recebe R$ 5,1 mil por mês, e com o reajuste passará a receber R$ 20,6 mil.
O município já havia manifestado interesse em contar com um maior aporte financeiro e contratou projeto de aumento de teto junto à Direção Regional de Saúde (DRS-10) de Piracicaba. Na semana passada, a estância foi informada de que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) já havia aprovado o aumento do teto MAC, em São Paulo. Agora só falta o aval da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, o que deve ocorrer ainda neste semestre.
Para o secretário de Saúde de Águas, João Victor Barboza, o aumento do teto MAC será importante para que a Pasta possa agregar mais qualidade ao atendimento.
“Vamos aumentar quatro vezes nossa capacidade para procedimentos de média e alta complexidade. É um recurso que chega todo mês, e que muito ajuda nas urgências e emergências. Uma conquista enorme para Águas”, declarou.
O dinheiro que vem para o município pode ser usado, por exemplo, para pagamento de procedimentos ambulatoriais, medicamentos e insumos excepcionais, órteses e próteses, pagamento de médicos especialistas, passagens para tratamento fora do município, exames, ultrassonografias e fisioterapia.