O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na semana passada o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador criado pelo governo federal que avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas.
O resultado é obtido a partir da Prova Brasil de 2017 e também do chamado fluxo escolar – taxa de aprovação e índice de evasão. As provas são realizadas no 5º e 9º ano do ensino fundamental.
Águas de São Pedro apresentou melhoras significativas nos dois índices avaliados e já atingiu, em 2017, a meta projetada para 2021. Nos anos iniciais, a média subiu de 7,0 para 7,4, sendo que a meta projetada para 2021 era de 6,8. Já nos anos finais o salto foi de 5,6 para 6,6 – a meta fixada era de 6,2. As notas são da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Fornasier Franzin.
O secretário de Educação de Águas, João Paulo Pontes, comemorou o resultado positivo. “Recebemos a notícia com muito entusiasmo e estamos no caminho certo. O foco nas proficiências em leitura e na resolução de problemas certamente contribuíram para esse resultado expressivo, bem como o controle eficiente da evasão que realizamos”, disse.
O titular da Pasta também creditou o desempenho da escola como reflexo de projetos e iniciativas que deram certo na estância.
“Ressalto ainda que apesar de importante, a busca por uma educação de qualidade vai além dos índices e passa pela construção de conhecimento aliado à postura positiva perante o mundo. Dessa forma destaco as oficinas da Escola de Tempo Integral [ETI] e todos os projetos realizados pela secretaria, na busca por uma educação inovadora e significativa.”
IDEB norteia políticas públicas
O IDEB produz resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a dez e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.
Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica.