Na tarde de quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores de São Pedro abriu as portas para sediar a palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Cortez Mofato, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB). A ação faz parte do Setembro Amarelo, movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio.
De acordo com o Dr. Ricardo, apesar de ainda ser considerado um tabu, o suicídio é uma questão de saúde pública. “É importante falar sobre este tema e mostrar que ele pode ser prevenido em cerca de 90% dos casos. Muitas pessoas acabam cometendo o suicídio por não saberem que podem procurar ajuda antes que o pior aconteça.”
Os índices de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica, como a depressão, são crescentes e afetam jovens e adultos das mais diversas classes sociais. Entender as causas que levam uma pessoa a pensar em cometer suicídio é muito importante, mesmo para aqueles que não sofrem dessas doenças. É preciso saber identificar os sinais para oferecer ajuda a um amigo ou parente que esteja nessa situação.
O vereador Robinho (PSL), autor da proposta que institui o Setembro Amarelo em São Pedro, disse que o assunto precisa ser tratado com atenção. “Fico feliz em ver a Câmara lotada e a importância das ferramentas passadas pelo doutor Ricardo para prevenir o suicídio. Essa campanha precisa ser permanente, e contamos com a população para abraçar a causa. Nosso dever é ajudar em políticas públicas que ajudem na redução destes índices”, argumentou o parlamentar.
Também na quinta-feira, pela manhã, a professora Silvana Calciolari, da Coordenadoria de Esportes e Lazer, realizou atividade especial para o Setembro Amarelo. As alunas, todas vestidas de amarelo, participaram de uma aula na praça Gustavo Teixeira e deram um abraço simbólico na praça, para mostrar que sempre haverá pessoas dispostas a ouvir aquelas que precisam de ajuda.
A palestra contou com a participação de mais de 150 ouvintes, entre famílias assistidas pelo programa Bolsa Família e estudantes das escolas EMEB Prof.ª. Maria de Fátima do Amaral, Prof.ª Ricarda de Paiva Lima Berzin e Prof. Benedito Modesto de Paula.
A campanha Setembro Amarelo realizada no município de Pão Pedro conta com o apoio da Câmara Municipal e de representantes e funcionários das UBS; PSFs; CRAS; CAPS; Atenção Básica de Saúde; Programa Bolsa Família; Frente de Trabalho e Renda Cidadã; Ação Jovem; Assistência Social e a rede municipal de Educação. (Com informações da assessoria da Câmara)