Um espaço amplo, terreno limpo e com árvores frondosas – entre elas um ipê rosa florido – dá a ideia da obra que começou a ser realizada no bairro Jardim Botânico 1. A praça, que terá pista de caminhada em concreto de aproximadamente 800 metros, plantio de 43 árvores – entre elas ipês e manacás – e de 12 mil metros quadrados de grama, rampas de acessibilidade, postes de iluminação e Academia ao Ar Livre, é uma antiga reivindicação de moradores.
O bairro já havia recebido instalação de galerias pluviais no terreno que já foi sinônimo de acúmulo de grande quantidade de água e dor de cabeça para os moradores e em ruas dos bairros Botânico e São Tomé.
“Antes de realizar esta obra solicitada há tanto tempo pelos moradores, foi necessário fazer estudos e investimentos para garantir o escoamento da água. Agora, após a instalação de galerias em vários pontos do bairro e com o terreno pronto, é possível transformar o local em um novo e importante espaço de lazer do município” destaca o prefeito Helinho Zanatta (PSD).
Morador do bairro desde 1994, Ermelindo Onofre está animado com a nova “vizinha”. “Fui o segundo morador do bairro e acompanho todo o processo para a instalação da praça neste local que já foi motivo de preocupação para os moradores”, conta. “Desde que a iluminação foi instalada, já mudou bastante e agora fico feliz com a praça”, afirmou.
O analista de sistema e são-pedrense Leandro Marcelino mora a dois quarteirões da praça e há 10 anos no bairro.
“Tenho uma filha de dois anos e oito meses e até ela está contente com a praça. Essa obra vai atender o desejo dos moradores”, disse. Marcelino, que tem a fotografia como hobby, aproveitava a tarde ensolarada de quarta-feira para fotografar o ipê cheio de flores plantado há aproximadamente 25 anos no local.
A advogada Vivian Arruda, moradora há sete anos do bairro, conta que a área foi muitas vezes motivo de preocupação, especialmente pelo acúmulo de água, falta de iluminação e de limpeza.
“Quando recebemos a notícia que seria realizada esta obra, com implantação de pista de caminhada, jardinagem, academia, e principalmente a iluminação, pois o maior problema do local é a segurança, ficamos surpresos. É algo esperado, aguardado e desejado por todos os moradores”, disse.
A vencedora da licitação foi a Construtora e Pavimentadora Concivi Ltda. O investimento será de R$ 454,6 mil e o prazo previsto para a execução é de cinco meses. (Da assessoria)