A Polícia Militar de Piracicaba apreendeu na tarde desta quinta-feira (27), por volta das 14h40, material de campanha da candidata a deputada estadual Professora Bebel, do Partido dos Trabalhadores (PT). O material continha o nome de Lula como presidente e, segundo a PM, fere a legislação eleitoral uma vez que ele foi substituído do pleito.
A polícia atendeu uma denúncia de moradores que relataram pessoas panfletando e distribuindo o material da candidata na Avenida Centenário, em Piracicaba. Os soldados Felipe Leme e Liliane Aversa foram até o comitê político de Bebel, na rua Governador Pedro de Toledo, onde apreenderam mais de 100 mil panfletos, banners, adesivos e bandeiras prontos para distribuição.
“Todo o material foi levado para a Polícia Federal de Piracicaba. Ele [o material] não pode ser veiculado, pois tem o nome publicitário do ex-presidente Lula que está inelegível. Apreendemos tudo para que fosse feita uma averiguação de crime eleitoral”, disse o soldado Leme.
A Polícia Federal confirmou a apreensão do material de campanha. “Vai ser tudo encaminhado para o Tribunal de Justiça Eleitoral”, completou a PM Liliane. Por conta da Lei da Ficha Limpa, Lula tornou-se inelegível após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, não podendo ser apresentado como candidato.
O outro lado
Segundo informações da PM, Bebel não estava no comitê. Uma funcionária teria dito que ela estava em campanha em Diadema, na Grande São Paulo. O FATO POLÍTICO tentou contato com a candidata, mas sem sucesso num primeiro momento.
O irmão da candidata e presidente da Câmara de Águas de São Pedro, Nelinho Noronha (PT), também um dos coordenadores da campanha de Bebel, disse que a petista estava em uma entrevista na parte da tarde. Também adiantou que “a decisão foi arbitrária e o material não estava sendo distribuído, mas sim em estoque e seria devolvido”. Noronha também afirmou que não foi comprovado nenhum crime eleitoral.
Hora depois da publicação da matéria, recebemos uma nota da assessoria de imprensa da Professora Bebel.
“Com a mudança do nosso candidato majoritário, este material foi recolhido para o comitê e estranhamente fizeram esta apreensão. Desde que a candidatura de Lula foi barrada, só temos trabalhado com materiais contendo Haddad presidente, até para ajudar na divulgação da mudança da candidatura presidencial”, diz a nota.
Material é usado nas redes sociais
Apesar de alegar que o material não estava sendo distribuído, parte dele também é usado em campanha nas cidades da região. Em um perfil nas redes sociais, Bebel fez questão de postar fotos usando o mesmo material que traz o nome de Lula como presidente. A data é de 24 de setembro, quando a troca por Fernando Haddad já havia sido oficializada para o pleito eleitoral deste ano.
Esse final de semana que passou o material da “nobre” candidata do PT com o nome do “PRESIDIARIO” e maior ladrão da nação brasileira, correu solto na cidade de Águas de São Pedro, como se não bastasse por uma obra do Divino Espirito Santo ou quem sabe por uma simples coincidência, o irmão da referida candidata é vereador (PT) e presidente da camara da cidade, sera que ele não tinha conhecimento da distribuição desse material, vamos dar um basta nesse pessoal alucinado pelo poder a qualquer custo, ainda existem pessoas cultas e sensatas que sabem diferir o que é certo e errado, vcs não são melhores do que ninguém, da nojo……
Em Águas de São Pedro, os mesmos materiais estão sendo distribuídos por apoiadores nas ruas. Também há um folder e os santinhos na galeria da cidade, que fica logo na entrada da avenida principal do centro.
VocÊs pergutnaram para ela se ela fez questão é mais um newspeak do jornal?