As estâncias de São Pedro e Águas de São Pedro registraram altos índices de votação no presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL). Ambas as cidades trazem um perfil histórico de apoio mútuo ao PSDB, mas viram seus eleitores migrarem de legenda diante da disputa contra o Partido dos Trabalhadores (PT).
Em São Pedro, 82,22% dos eleitores – um total de 14.483 votos – optaram pelo ex-capitão do Exército. Fernando Haddad (PT) somou apenas 17,78% do eleitorado – exatos 3.133 votos. A cidade registrou, ainda, 1.471 votos nulos e 491 em branco.
Já na vizinha Águas de São Pedro, Jair Bolsonaro teve 2.062 votos (78,64%) e Fernando Haddad obteve 560 votos (21,36%). Nulos foram 144 e brancos somaram apenas 48.
São Pedro formou um grupo de apoio consolidado para o presidente eleito. Representantes da direita organizaram movimentos, adesivaços em locais públicos e até carreata em prol de Bolsonaro.
No domingo à noite, inclusive, simpatizantes se reuniram na Feira do Produtor e foram até a Praça da Matriz comemorar a vitória no segundo turno das eleições. O ato foi acompanhado por uma nova carreata.
Jair Messias Bolsonaro será o 38º comandante do país e interrompe um ciclo de vitórias do Partido dos Trabalhadores (PT) que vinha desde 2002. Bolsonaro obteve 55,14% dos votos válidos contra 44,86% de Fernando Haddad, consolidando uma diferença de mais de 10 milhões de votos. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, disse que defenderá a Constituição, a democracia e a liberdade.
Diferentemente das últimas eleições presidenciais, optou por fazer campanha com foco nas redes sociais – plataforma, inclusive, escolhida para o seu primeiro pronunciamento após ser confirmado no Palácio do Planalto de 2019 a 2022.
Aos 63 anos, o capitão reformado do Exército acumula sete mandatos de deputado federal. O novo presidente, que vai substituir Michel Temer, toma posse no dia 1º de janeiro de 2019 em solenidade no Congresso Nacional. O vice-presidente eleito é o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB).