Terão início na próxima segunda-feira (14) as obras de revitalização do Parque das Águas (portal de entrada da estância) e a reforma do teto do Centro de Convenções. O posto de informações turísticas também será totalmente repaginado, com recursos que somam R$ 1,6 milhão. Após liberação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), a prefeitura já finalizou o processo licitatório e recebeu a ordem de serviço.
As melhorias que vão desde o portal de entrada da cidade até o canal central serão executadas pela construtora J.G. LTDA ME, contratada por meio de pregão presencial. O prefeito Paulo Barboza (PSDB) disse que os investimentos vão possibilitar a continuação de um planejamento turístico feito pela administração.
“É o turismo que movimenta a economia local e isso demonstra a importância de termos um portal atrativo, o Parque das Águas revitalizado, o posto de informações que possa atender bem quem aqui chega, e um Centro de Convenções preparado para os grandes eventos que têm recebido”, ressaltou.
Os projetos encaminhados ao Dadetur passaram pelas aprovações do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de ASP), pelo COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias) e pelo Departamento Técnico do Dadetur, e visam a requalificação urbana do eixo central da cidade para o desenvolvimento do turismo.
A obra inclui a substituição de todo calçamento, colocação de mobiliários, iluminação e melhorias na área de parque, cujo objetivo é criar uma estrutura arquitetônica e paisagística de um parque que convida turistas e moradores a adentrá-lo e visitá-lo.
A reforma do posto de informações é uma adequação necessária para melhorar a hospitalidade e o receptivo da cidade para o turista. Um posto de informações turísticas adequado também será levado em conta no ranqueamento das estâncias turísticas do estado de São Paulo e Águas de São Pedro nesse critério, com esse investimento, terá alta pontuação.
Já o Centro de Convenções também receberá investimentos em parte da estrutura para atender grandes eventos como o Vôlei Máster Internacional que ocorre todo ano na cidade e capacitando-o ainda mais para atrair outros eventos sócio-culturais.
“Todos os projetos foram estruturados por equipe técnica e com a participação da população pelo Conselho de Turismo da cidade. Não podemos deixar de informar que esses projetos possuem um conceito urbanístico de reestruturação do eixo central da cidade para o turismo, tornando assim Águas de São Pedro mais atrativa e aumentando, com certeza, o número de turista”, relatou a secretária de Turismo, Rose Massarutto.