Vereador quer garantir acompanhamento gratuito para alunos com déficit de atenção

0
TDAH afeta de 3% a 7% das crianças do mundo. Destas, até 50% irão apresentar o transtorno na vida adulta;

Certamente você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade? O TDAH é um problema crônico que afeta as funções cerebrais e pode ter início já na infância e, muitas vezes, podendo acompanhar a pessoa durante toda a sua vida.

Pode-se apresentar de múltiplas formas e em diferentes graus de intensidade. O TDAH pode causar distração, hiperatividade, agitação mental e impulsividade. Outros sintomas são esquecimentos, desorganização, adiamento crônico, dificuldades em planejamento e execução.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TDAH afeta de 3% a 7% das crianças do mundo. Destas, até 50% irão apresentar o transtorno na vida adulta. Por tais características, é importante ser bem diagnosticado e tratado o quando antes.

Para garantir que alunos da rede de ensino de São Pedro sejam assistidos, o vereador Robinho Pedrosa (PSL) apresentará na próxima sessão do Legislativo um projeto de lei (PL 06/19) que prevê acompanhamento educacional e psicológico gratuito para crianças e adolescentes que forem diagnosticadas com o TDAH.

“É mais fácil identificar o TDAH na idade escolar, pois é o período de vida que exige mais concentração e disciplina. Muitas crianças têm o problema e terminam, especialmente por influência de seus familiares, não se tratando”, disse o parlamentar.

Robinho lembrou ainda que o diagnóstico precoce pode ser fundamental para a continuidade da vida do aluno. “Ao atingirem a fase adulta, podem sofrer sérias consequências como uso de drogas ou dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais.”

Uma vez implantado no município, o acompanhamento deverá ser feito por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, professores e assistentes sociais. O mesmo tratamento também poderá ser adotado para alunos com Transtorno no Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.