Certamente você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade? O TDAH é um problema crônico que afeta as funções cerebrais e pode ter início já na infância e, muitas vezes, podendo acompanhar a pessoa durante toda a sua vida.
Pode-se apresentar de múltiplas formas e em diferentes graus de intensidade. O TDAH pode causar distração, hiperatividade, agitação mental e impulsividade. Outros sintomas são esquecimentos, desorganização, adiamento crônico, dificuldades em planejamento e execução.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TDAH afeta de 3% a 7% das crianças do mundo. Destas, até 50% irão apresentar o transtorno na vida adulta. Por tais características, é importante ser bem diagnosticado e tratado o quando antes.
Para garantir que alunos da rede de ensino de São Pedro sejam assistidos, o vereador Robinho Pedrosa (PSL) apresentará na próxima sessão do Legislativo um projeto de lei (PL 06/19) que prevê acompanhamento educacional e psicológico gratuito para crianças e adolescentes que forem diagnosticadas com o TDAH.
“É mais fácil identificar o TDAH na idade escolar, pois é o período de vida que exige mais concentração e disciplina. Muitas crianças têm o problema e terminam, especialmente por influência de seus familiares, não se tratando”, disse o parlamentar.
Robinho lembrou ainda que o diagnóstico precoce pode ser fundamental para a continuidade da vida do aluno. “Ao atingirem a fase adulta, podem sofrer sérias consequências como uso de drogas ou dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais.”
Uma vez implantado no município, o acompanhamento deverá ser feito por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, professores e assistentes sociais. O mesmo tratamento também poderá ser adotado para alunos com Transtorno no Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA).