Um novo aparelho para exames de raio-X chegou na estância de Águas de São Pedro nesta segunda-feira (11). Para colocar o equipamento à disposição da população, a Secretaria de Saúde planeja adaptar a antiga sala.
“É prioridade fazer o raio-X voltar a funcionar. Para isso, precisamos adaptar a sala e já estamos correndo com a contratação da uma empresa para que possamos instalar o equipamento novo. Já pedimos as cotações para resolver, em breve, este problema”, disse o secretário João Victor Barboza.
Os casos de urgência e emergência que necessitem de exame de raio-X estão sendo encaminhados pela Secretaria de Saúde até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro.
O exame deverá ser feito na cidade vizinha, porém a consulta continua sendo realizada na unidade de Águas de São Pedro.
Reforma da sala de raio-X foi cancelada
A sala de raio-X do Pronto-Atendimento (PA) estava inclusa na verba cancelada pelo governador João Dória (PSDB). O local deveria passar por melhorias desde a semana passada, mas decisão do governo estadual impediu a reforma.
A Prefeitura de Águas de São Pedro informou que segue tentando reverter o acontecido. Ao todo, seriam empregados R$ 650 mil na reforma do posto de saúde – R$ 130 mil já estavam inclusive depositados nos cofres públicos da estância.
A reforma do espaço incluiria ainda construção de mais um leito de emergência, um novo leito para isolamento de pacientes, área para poltronas hospitalares e soro rápido (seriam seis novas poltronas) e reforma na parte estrutural do prédio.