Saúde tem novos equipamentos para exames oftalmológicos

0
Médico oftalmologista garante que atendimento será mais ágil; (Foto: Pedro Gil)
Médico oftalmologista garante que atendimento será mais ágil; (Foto: Pedro Gil)

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro adquiriu novos equipamentos para consultas e exames oftalmológicos. O tomômetro de não contato usado para medir a pressão dos olhos; ceratômetro, usado para avaliações de curvaturas na córnea; lâmpada de fenda, usado no diagnóstico de catarata, conjuntivite e outras situações; o refrator, usado para identificação do grau; o lensômetro digital, usado na aferição do grau, fotoforo e o projetor oftalmológico. Todos os aparelhos estão instalados na Umis, local em que acontecem as consultas. O investimento é de R$ 120 mil.

O médico oftalmologista Raul Zambello explica que o principal benefício dos novos equipamentos é a agilidade no atendimento. “Permitem atender um número maior de pacientes no mesmo espaço de tempo”, disse. A maioria dos pacientes que procuram atendimento, informa o médico, relatam problemas de acuidade visual (clareza de visão). Casos que exigem atendimento especializado, como uma cirurgia de catarata, por exemplo, são encaminhados para atendimento específico.

Em 2018 foram realizadas na Umis 3.762 consultas oftalmológicas. Até agosto, apenas um médico fazia atendimento. A médica Patrícia Ferreira da Cunha começou a atender em setembro e aumentou o número de consultas oferecidas. Neste ano, até fevereiro já foram realizadas 755 consultas.

A partir de maio, de segunda a sexta haverá atendimento com um dos oftalmologistas na Umis.  “A presença do especialista todos os dias da semana facilita o atendimento de eventuais emergências que são encaminhadas pela UPA”, destacou Patrícia.

Atualmente há disponibilidade de consultas, que são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, para maio. Casos de emergência têm prioridade na agenda dos médicos e há também encaixe utilizado para preencher vagas de pacientes que faltam às consultas agendadas.

Investimento é de R$ 120 mil e promete dar mais agilidade no atendimento; (Foto: Pedro Gil)

Prazo para exames

Giovana Rotta, atendida na semana passada, procurou a sua unidade de saúde, no bairro São Dimas, para agendar consulta com oftalmologista após perceber dificuldade para enxergar de perto e certa irritação nos olhos.  “Marquei a consulta em meados de dezembro e fui atendida no dia 1º de março. Não demorou muito”, disse.

A secretária Giovana de Campos foi atendida no dia 7, depois de ser encaminhada pelo médico da UBS São Dimas. “Como relatei muitas dores de cabeça, fui encaminhada para a consulta com oftalmologista”, relata. “Foi rápido para marcar”, afirmou. (Da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.