São Pedro: doadores de medula óssea não pagarão taxa de inscrição para concurso

0
Doação se faz em centro cirúrgico e recuperação completa pode levar 15 dias;
Doação se faz em centro cirúrgico e recuperação completa pode levar 15 dias;

Os cidadãos cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) devem ficar isentos de pagar taxa para fazer concurso público no município de São Pedro. É o que prevê projeto de lei do vereador Robinho Pedrosa (PSL) que vai à leitura na Câmara nesta segunda-feira (18).

A quantidade de beneficiários, uma vez aprovado o projeto, seria determinada pelo Poder Executivo. “A finalidade é incentivar o cadastramento de doadores de medula óssea e valorizar o gesto nobre de quem tem iniciativa para ajudar o próximo”, destaca autor da proposta, Robinho Pedrosa.

A chance de obter compatibilidade entre doador e receptor é de uma em 100 mil. Casos em que o paciente tiver herança genética rara, a probabilidade pode cair para uma em 1 milhão. “É preciso sensibilizar as pessoas para fazerem a doação e, assim, aumentar as chances de salvar vidas”, lembra o parlamentar.

Projeto, que vai para leitura na Câmara, é de autoria do vereador Robinho Pedrosa;

Salvando vidas

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções.

O procedimento leva em torno de 90 minutos e a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Quer se tornar um doador? Acesse para mais informações: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2018/09/conheca-o-passo-a-passo-para-a-doacao-de-medula-ossea

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.