O Parque Marcelo Golinelli, no Alto da Serra de São Pedro, está sendo reformado pela prefeitura com recursos do governo estadual por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). O investimento é de R$ 850 mil.
As obras incluem a reconstrução dos deques danificados por incêndios e a construção de um novo deque, reforma e construção de novos quiosques, melhorias nas trilhas de caminhada, iluminação e paisagismo.
A revitalização do Parque visa oferecer aos visitantes mais conforto e segurança, permitindo, por exemplo, que o acesso às trilhas seja feito por públicos variados, já que receberão calçamento e sinalização.
Os deques, muito utilizados para contemplação da exuberância da Serra do Itaqueri, serão reconstruídos, reformados e até um novo ponto foi adicionado; a iluminação vai permitir a ampliação do horário de funcionamento do Parque, recebendo visitantes à noite.
“O Parque Marcelo Golinelli é, sem dúvida, um de nossos atrativos mais visitados. O projeto de revitalização havia sido contingenciado pelo governo estadual, mas já era uma demanda nossa desde 2015, prevista inclusive no Plano Diretor de Turismo. Além de receber muitos turistas, o parque é muito querido pelos moradores de nossa cidade, o que o torna ainda mais especial”, destaca Clarissa Quiararia, secretária de Turismo de São Pedro.
Segundo Thaian Fracassi, engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra, a previsão é que as obras sejam finalizadas até julho. “Obras em locais sujeitos ao tempo sempre podem ser alvo de atrasos e imprevistos, mas a empresa tem trabalhado dentro dos prazos e isso nos deixa confiantes de que entregaremos o parque à população no início do segundo semestre”, declara Thaian.