Doença crônica e de origem ainda desconhecida, a fibromialgia já é vista como um sinal de alerta dentro da saúde pública. Não à toa, espalham-se pelo país líderes políticos que defendem atendimento prioritário para os portadores em todas as unidades de saúde do Brasil.
Em São Pedro, o vereador Robinho Pedrosa (PSL) está encampando essa frente. Com projetos já apresentados a nível federal e estadual, as cidades também ganharam apoiadores para tentar estabelecer novas políticas públicas para quem sofre da doença.
Na última sexta-feira (17) a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) homenageou vereadores de várias cidades que se uniram por esta luta. Robinho esteve ao lado do deputado estadual Thiago Auricchio (PR) e do deputado federal Ricardo Izar (PP). Ambos já apresentaram matérias neste sentido.
“Temos que conscientizar a população desta doença relativamente nova e que atinge milhares de brasileiros. Nosso projeto estabelece o dia 12 de maio como o Dia da Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. Isso [a homenagem] mostra o trabalho que estamos fazendo e a confiança que têm sido depositada no mandato”, comentou o parlamentar.
Uma vez aprovado, o projeto estabelece que o município de São Pedro poderá desenvolver atividades, palestras, debates e ações voltadas para conscientização e orientação da doença.
O que é a fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por uma dor crônica, que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga e cansaço durante o dia, prejudicando o sono em virtude da apneia ou insônia, além de gerar problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.