O Parque Ecológico Ernesto Baltieri, instalado em área de aproximadamente 24 mil metros quadrados na entrada da cidade começou a receber equipamentos de lazer como playground e uma academia de ginástica ao ar livre. O terreno foi cedido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) ao município.
O parque multiuso terá também pista de caminhada de 1.200 metros, jardim sensorial, sanitários, almoxarifado, área administrativa, poço artesiano e uma espécie de mini-museu, como exposição de peças recuperadas do local, como caldeira de vapor e grandes rodas de madeira.
“A construção do parque é uma conquista histórica: há anos vínhamos negociando junto ao governo federal a liberação do terreno para que pudéssemos viabilizar este novo empreendimento turístico localizado bem próximo da entrada principal da cidade”, disse o prefeito Helinho Zanatta, “É mais um investimento que garante qualidade de vida aos são-pedrenses e aos turistas que visitam nossa estância”, destacou.
As obras em ritmo acelerado incluem a instalação de 3.600 metros quadrados de concreto, 800 metros quadrados de piso intertravado, 4.400 metros quadrados de pavimentação no estacionamento e na entrada do parque, 160 metros quadrados de piso emborrachado, além do plantio de 15 mil metros quadrados de grama, 70 mudas de árvores e quase 100 postes de iluminação.
A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, que visitou as obras esta semana, disse que o novo atrativo é do segmento natureza, item apontado em pesquisa de demanda realizada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “É um segmento que desperta bastante interesse do turista e também dos moradores, que terão mais uma opção de lazer”, afirmou.
As obras devem ser concluídas até o final do ano e são realizadas com recursos municipais. O investimento total é de aproximadamente R$ 2,4 milhões. A concessão da área pelo órgão federal ao município é pelo período de 30 anos.