O setor da saúde é uma das áreas que mais recebeu investimentos em São Pedro. De 2013 até o fim de 2018, mais de R$ 66 milhões foram aplicados em veículos, ambulâncias, construções, reformas, equipamentos, orçamentos anuais e a compra da área do prédio da Santa Casa.
“Hoje nossa saúde é referência na região. Tivemos um longo caminho para colocar tudo em ordem e sabemos que ainda temos muita coisa para acertar, mas São Pedro está à frente de muitos outros municípios”, destacou Miriam de Souza Silva, secretária de Saúde e Desenvolvimento Social.
O município recuperou a filantropia do hospital, reformou, construiu e adquiriu novos equipamentos, dentre eles um novo centro cirúrgico com três salas; construção de três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) além de mais duas em andamento; a construção do CER e do CAPS; um novo laboratório de análises clínicas; UPA em funcionamento; diversos equipamentos e veículos como ambulâncias e microônibus de transporte de pacientes.
O investimento na saúde está acima do previsto em lei novamente. A última audiência da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) mostrou que do recurso resultante de impostos, 24,22% deverá ser investido em 2020, o que significa 9,22 pontos percentuais a mais do que determina a lei, que é de 15%.
Em visitas às obras, o prefeito Helinho Zanatta (PSD), acompanhado do vice-prefeito Thiago Silva, da secretária Miriam e do coordenador geral de Saúde, Leandro Carneiro, destacou sobre esse crescimento do setor.
“Tudo é realizado com planejamento e gestão. Depois da agenda 2025, foi possível colocar em prática todas as ações de pequeno, médio e longo prazo. Transformar a saúde não é apenas com obras e equipamentos, mas também com mão de obra qualificada, e isso, hoje, São Pedro pode se orgulhar, pois tem excelentes profissionais, que fazem da cidade referência em atendimento e saúde”, disse o prefeito.