A Câmara de Vereadores de São Pedro entregou, durante sessão solene, o título de cidadã são-pedrense às secretárias municipais Miriam Souza Silva e Cléia Maria da Luz Rivero, responsáveis pelas pastas da Saúde e Educação, respectivamente. O evento ocorreu noite da sexta-feira (9).
A mesa principal foi composta pelo presidente da Casa de Leis, dr. Cássio Capellari (DEM), os vereadores Robinho Pedrosa (PSL) e Adilson de Jesus – Branco (Pros), além do prefeito Helinho Zanatta e do vice-prefeito Thiago Silva. Participaram também da solenidade os parlamentares Adriano Victor (SDD), Toninho Toledo (PSL), Elias Candeias (PP) e Du Sorocaba (PSB).
A honraria foi entregue à secretária Miriam de Souza Silva por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 013/2018. Formada em administração hospitalar, a homenageada trabalhou em grandes instituições na capital. Em 2012, recebeu da administração municipal o convite para atuar na saúde pública de São Pedro, como interventora da Santa Casa e Secretária de Saúde e Desenvolvimento Social.
Segundo o projeto de decreto, Miriam assumiu a responsabilidade de fazer melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), incluindo a retomada das obras do local, além de recuperar a filantropia do Hospital Beneficente São Lucas de São Pedro. Nos anos seguintes, entre outras ações, destacam-se os mutirões de catarata na Santa Casa, a adesão ao Programa Mais Médicos e ainda a descentralização da Saúde, com ampliações e construções de unidades.
A secretária Cléia Maria da Luz Rivera, por sua vez, recebeu o título por intermédio do Projeto de Decreto Legislativo n° 05/2019. Possui graduação em filosofia e pedagogia, especialização em Administração da Educação, mestrado e doutorado em Educação. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), na Universidade de Sorocaba (Uniso), Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (Unar), Universidade Sagrado Coração – USC/Bauro.
Cléia assumiu a Secretaria de Educação em 1º de abril de 2014, iniciando uma reestruturação da área, com cursos de formação continuada aos servidores e elaboração do Plano Municipal de Educação. Durante esse período, a gestora deu continuidade à municipalização do ensino fundamental até o 9º ano, que deve ser concluída em 2020 em uma escola, além de tratar da reestruturação do Regime Comum das Escolas Municipais. (Da assessoria de imprensa da Câmara)