A Câmara de Vereadores de São Pedro aprovou o Projeto de Lei nº 66/2019 que proíbe o fornecimento de canudos plásticos na cidade. A proposta, de autoria do vereador Giuliano Antonelli (PSB), foi aprovada por unanimidade em primeira votação. Ainda haverá uma segunda votação antes de o projeto ir para sanção pelo Executivo.
O texto prevê que fica proibido no âmbito municipal o fornecimento de canudos produzidos em material plástico em hotéis, fast-foods, restaurantes, bares, padarias, lojas, supermercados e similares, além de clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais.
“Em lugar dos canudos de plásticos poderão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material”, argumenta o vereador.
Como justificativa, o parlamentar acrescentou que “a vida útil de um canudo é estimada em apenas quatro minutos, mas, quando descartado na natureza, seu tempo de decomposição é de aproximadamente 400 anos, permitindo sua acumulação de forma imensurável”. (Da assessoria)