A área do lago do Novo Horizonte recebeu nesta semana o plantio de 20 ipês amarelos ao longo da pista de caminhada. O local, que recentemente passou por manutenção para a retirada de plantas aquáticas, também terá o plantio de outras 20 árvores frutíferas.
No planejamento da Coordenadoria de Meio Ambiente estão previstas outras melhorias para a revitalização desta área de lazer, como colocação de pedras e instalação de lixeiras.
Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê amarelo ganhou status de símbolo nacional quando, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos 17 e 18. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.
As variedades de pequeno e médio porte são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores.