A Câmara de Vereadores de São Pedro deve votar nas próximas sessões ordinárias uma proposta do parlamentar Robinho Pedrosa (PSL) que institui na estância políticas públicas de proteção ao direito das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
O texto prevê ações como atendimento especializado na área da saúde, capacitação de profissionais especializados para ter contato com os pacientes, estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho, o incentivo de pesquisas e a priorização de atendimento às crianças com o diagnóstico de TEA.
“Este transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas. Mas é possível melhorar o quadro clínico, reabilitá-lo. Com estas medidas, o paciente passa a se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas da melhor forma possível”, disse Robinho.
Além das atividades propostas pelo vereador, também será criada a Carteira Municipal de Identidade do Autista (CMIA). “Com o documento, os pacientes terão mais um meio de assegurarem seus direitos constitucionais, incluindo o atendimento preferencial”, argumentou.
A carteirinha também vai possibilitar que o município identifique o número de pessoas que se encaixam no espectro.