A Prefeitura de São Pedro inaugurou nesta quinta-feira (28) revitalizações feitas em duas escolas municipais. As EMEBs Maria Amélia Pimentel, no bairro Floresta Escura e Dr. Celso Silveira Mello, no Vertentes, atendem juntas 201 alunos. Na Maria Amélia Pimentel estão matriculadas 79 crianças entre 4 meses e 5 anos e na Celso Silveira Mello, 122 estudantes do 1º ao 9º ano. As obras finalizam um ciclo de reformas e ampliações que atendeu todas as 19 unidades escolares do município.
“Agradeço todo o empenho do pessoal da Secretaria da Educação por cuidar de uma área tão importante. Vocês cuidam das sementes e plantam o futuro”, disse o prefeito Helinho Zanatta na inauguração da revitalização da escola do bairro Floresta Escura. Ele também citou o grande aumento no número de alunos matriculados na rede municipal de ensino desde 2013 – hoje há quase 6.000 alunos atendidos – e agradeceu todo o empenho da Câmara Municipal nos projetos da administração. “Trabalhar com crianças é um compromisso muito importante. É esse o caminho que temos para melhorar cada vez mais o país”, afirmou.
O vice-prefeito Thiago Silva, que participou do evento na EMEB Dr. Celso Silveira Mello, destacou o trabalho dos profissionais que fazem o dia a dia nas escolas e estão sempre reivindicando melhorias. “Alunos, familiares e a comunidade são os principais beneficiários desta forma de atuar destes funcionários, que buscam sempre o melhor”, disse Thiago, que destacou também a importância da Educação. “Sem educação não conseguimos mudar o Brasil”.
O vereador Du Sorocaba, que falou em nome do Legislativo, destacou investimentos importantes realizados pela Administração em saúde e educação. Além das obras inauguradas, citou a construção de duas escolas no Residencial São Francisco, a ampliação na EMEB Joaquim Norberto de Toledo e construção da Unidade Básica de Saúde no Primavera, que vai atender toda a região. “Estamos fechando o ano com chave de ouro, com investimentos importantes que garantem benfeitorias para a população”, disse. Também acompanharam as inaugurações os vereadores Indio, Branco e Gilberto Vieira.
A secretária de Educação, Cléia Rivero, falou da felicidade em entregar as revitalizações das unidades. “É um dia de festa. Estas reformas estão no foco há bastante tempo e agora conseguimos realizar as obras que garantem mais conforto para as crianças e para os profissionais”, afirmou, agradecendo o empenho de todos e a preocupação do prefeito com a Educação.
Em comum, as escolas têm o fato de serem referências em várias ações realizadas nos bairros em que estão estabelecidas e servem como ponto de encontro e reuniões, recebem campanhas educativas e de saúde e atendem a Justiça Eleitoral, sendo ponto de votação nas eleições.
GRATIDÃO
Marisa Magalhães Feijó, neta de Maria Amélia Pimentel, se disse grata pelo fato de o sonho de seu pai Otávio Pimentel, filho de Maria Amélia, ter se concretizado. “Adotamos São Pedro como nossa cidade e meu pai, antes de mais nada, sonhava em ter uma escola instalada no bairro”, contou. Ela e o filho, Mário Feijó Azeredo, participaram da solenidade.
Nos dois eventos houve apresentação dos alunos. Na Maria Amélia, os alunos do Pré I e II, sob orientação da professora Débora Ferreira, apresentaram a música “Lá vem o Circo” e na Celso Silveira Mello, os alunos do 4º ano, orientados pelo professor Júlio Cesar Reis, fizeram uma apresentação de dança.