Helinho Zanatta anuncia medidas de prevenção ao coronavírus

0
Objetivo é evitar que vírus se espalhe e afete diversas áreas da estância; (Foto: Diego Soares)
Objetivo é evitar que vírus se espalhe e afete diversas áreas da estância; (Foto: Diego Soares)

O prefeito Helinho Zanatta voltou a reunir sua equipe técnica na manhã desta terça-feira para falar sobre o decreto municipal com medidas para conter o coronavírus. O documento reúne ações além das orientações das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e do Ministério da Saúde e tem como principal motivação a segurança da população em razão da pandemia do coronavírus. Até o momento não há nenhum caso confirmado da doença em São Pedro.

“Todas as ações adotadas são preventivas. Hoje nossa cidade está preparada para as ações de contenção e a rede municipal de saúde tem estrutura para identificar as pessoas com o vírus e adotar as medidas necessárias para o tratamento. Nenhum são-pedrense está sozinho nesta batalha contra o vírus”, disse o prefeito. 

Entre as ações estabelecidas no decreto estão a suspensão gradual das aulas na rede municipal de ensino até o dia 20 e total a partir do dia 23; fechamento de museu, biblioteca, estádio de futebol, ginásio de esportes e piscina municipal por até 30 dias; suspensão dos eventos culturais, turísticos e esportivos e qualquer evento promovido pelo poder público com aglomeração de pessoas.

Helinho destacou também a importância de tomar cuidado com as informações não oficiais divulgadas. “Ao seguirmos todos os protocolos e atuarmos com o objetivo comum, vamos em busca do que todos querem, que é barrar a disseminação da doença” , afirmou.

Atividades são suspensas como medidas de prevenção

O decreto municipal estabelece medidas que já estão em vigor, como a suspensão das oficinas realizadas pela Coordenadoria de Cultura, Cras e as aulas da Coordenadoria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade. Atendimentos odontológicos, com exceção dos serviços de urgência, também estão suspensos.

Nos serviços oferecidos no CER (Centro Especializado em Reabilitação),  a medida adotada pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social para combater a disseminação do vírus foi deixar os atendimentos com um intervalo maior entre um e outro, sempre para evitar a aglomeração de pessoas, como na sala de espera, por exemplo. 

Para órgãos ou entidades autônomos, setor privado e agremiações religiosas, fica recomendada a suspensão das atividades e ao setor privado de entretenimento (teatros, cinemas, casas de espetáculo, clubes etc), a recomendação é para que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.

Há ainda a suspensão em todo o território municipal de eventos de grande aglomeração de pessoas, em caráter público ou privado, que superem o número de 100 participantes.

O decreto 6.905, também de segunda-feira, criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Formado por representantes do Gabinete do Prefeito, das Secretarias de Governo, Saúde e Desenvolvimento Social; Educação; Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos; Justiça e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, o comitê vai se reunir diariamente para avaliar a situação no município e sugerir mudanças, quando necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.