A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro autorizou a compra de 200 testes rápidos para detectar possíveis casos de coronavírus na estância. A informação foi confirmada ao FATO POLÍTICO pelo secretário da Pasta, João Victor Barboza.
“Os testes já foram comprados e devem chegar na segunda quinzena de abril”, disse. O objetivo principal da compra dos testes rápidos é isolar e dar atendimento adequado a possíveis casos positivos da doença.
“Também fica mais fácil de identificar as pessoas que estiveram em contato com este paciente que, por ventura, venha testar positivo. É uma forma de controle eficaz e que ajuda no diagnóstico”, lembrou João Victor. Hoje, os exames mais complexos levam entorno de sete a 10 dias para ficarem prontos.
O que diz o Ministério da Saúde
O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus.
Com informações do Ministério da Saúde