Um homem com idade ainda não identificada e que se tornou o primeiro caso positivo para coronavírus em São Pedro está curado. Segundo nota oficial da Prefeitura de São Pedro, a Secretaria de Saúde entrou em contato com o paciente que já teria tido o resultado conclusivo de um segundo teste que deu negativo para Covid-19.
Também na nota, a prefeitura pede que eventuais pacientes que venham a ter os sintomas da doença e optem por fazer o exame de forma particular possam informar o município, a fim de evitar contraste na contabilidade de casos e ajudar a preservar vidas.
Confira a nota de esclarecimento da prefeitura:
A Prefeitura de São Pedro, através da Secretaria de Saúde, vem esclarecer sobre a informação do primeiro caso positivo do Covid-19 no município. Este caso é de um munícipe são-pedrense, que procurou um hospital particular na cidade de São Paulo, o qual ficou internado em tratamento testando positivo ao novo coronavírus, sendo liberado após a negativação de um novo resultado de exame.
Representante da Secretaria de Saúde municipal esteve na Secretaria de Estado para elucidação deste paciente que aparecia na estatística do boletim epidemiológico estadual. Foi constatado que o caso era positivo, mas da rede particular.
O Estado de São Paulo foi comunicado, mas não encaminhou para o sistema público da Vigilância Regional para contabilização. A falha de comunicação faz com que a Secretaria de Saúde municipal informe o que está registrado em seu sistema através do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba (GVE).
É importante dizer que poderá sim acontecer novos casos como este, já que em São Pedro existem munícipes que possuem residências em outras cidades e planos de saúde particulares. A Vigilância Epidemiológica municipal faz um apelo para estes cidadãos que procuram outras cidades e sistemas de saúde particulares e que constatem positivo para o novo coronavírus, que procurem o sistema de saúde de São Pedro levando o exame, afim de registrar o caso no município.
Todo sigilo do paciente será realizado e o intuito desta comunicação por parte destes cidadãos é de que a Secretaria de Saúde de São Pedro possa monitorar e acompanhar qualquer caso. É de responsabilidade social daqueles que fizerem o teste particular ou em outra localidade que notifiquem a cidade. Somente com esta atitude, a Secretaria Municipal de Saúde poderá continuar a preservar vidas, seu principal objetivo.