O vereador Elias Candeias (PP) solicitou aos principais bancos do país a prorrogação do pagamento de consignados de servidores públicos. O parlamentar endereçou ofícios à Caixa Econômica Federal (CEF), ao Banco do Brasil e ao Santander. Ele também se reuniu com os gerentes dos três bancos.
Inicialmente, se acatada a sugestão, os bancos poderiam prorrogar por dois meses (referente aos meses de abril e maio) o pagamento dos consignados contraídos pelo funcionalismo público.
“O que queremos é que essas parcelas sejam realocadas para o final dos contratos devido à crise provocada pela pandemia do coronavírus. Todos os governos e empresas privadas têm adotado medidas compensatórias aos danos causados a economia e para que não haja prejuízo a subsistência humana”, reforçou o vereador.
Os bancos já sinalizaram com a possibilidade de amortizar as dívidas ou até mesmo jogá-las para mais pra frente, uma vez que a prefeitura opte por tomar medidas mais drásticas e que possam afetar o recebimento do salário por parte dos funcionários públicos.
O Santander, por exemplo, já respondeu o ofício do vereador e afirmou que vai tratar caso a caso especificamente diante das necessidades.