Coronavírus: São Pedro testa quase o dobro do registrado em Piracicaba

0
Estância já soma 39 casos positivos para coronavírus;

São Pedro tem confirmados, até o dia 6 de maio, 39 casos de coronavírus. O número, considerado alto em relação a outras cidades de mesmo porte ou até com população maior, reflete outro importante dado que precisa ser levado em conta: o número de testes realizados. Para chegar a estas 39 confirmações, São Pedro, com população estimada pelo IBGE em 2019 em 35.653 habitantes, realizou 500 testes. Só como base de comparação, Piracicaba, cidade com 404.142 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE 2019 fez, até o dia 29 de abril, 300 testes.

Outros números ajudam a entender a diferença. Os testes realizados até o dia 29 de abril em Piracicaba representam 0,07% da população. Já em São Pedro, o índice é de 0,63%. Dos testes realizados em Piracicaba, 54% deram positivo, enquanto em São Pedro esse índice é de 7%.

No Brasil, o número de testes realizados é 2,58 a cada 10 mil habitantes; em Piracicaba, 7,5 a cada 10 mil, e em São Pedro, 158 a cada 10 mil. Conforme orientações do Ministério da Saúde, os testes em São Pedro priorizaram os profissionais da saúde e pacientes com sintomas, assim como seus familiares. 

A subnotificação – quando nem todos os casos são notificados, muitas vezes por falta de testes –  em todo o país, admitida pelo Ministério da Saúde, é considerada um complicador para definir as estratégias de combate à doença.

Da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.