Responsáveis pelos aproximadamente 5.500 alunos da rede municipal de ensino começaram a retirar nesta terça-feira nas escolas municipais kits de material escolar distribuídos para todos os alunos da educação infantil (a partir dos 4 anos), ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (6º ao 9º ano). A entrega também acontece no dia 13 nas escolas em que os alunos estão matriculados e deve ser realizada no período de estudo do estudante: para os que estudam de manhã, a retirada acontece das 8h às 11h30 e para os que estudam à tarde, das 13h30 às 16h30. Famílias que tem filhos matriculados em mais de uma unidade, devem fazer a retirada em unidades diferentes.
“Com todas as mudanças realizadas por conta da pandemia, nossos alunos estão realizando atividades em casa. A entrega do material aconteceu com o objetivo de auxiliá-los neste momento”, informou a secretária municipal de Educação, Cleia Rivero.
A medida foi bem recebida pelos pais. “Essa entrega de material sempre aconteceu e foi bom também neste período”, disse Luciana Reich Boscariol, que tem 1 filha matriculada na Emeb Gustavo Teixeira. Luiz Carlos Moraes achou “ótimo”. “Muitos não têm condições de ter o material escolar disponível”. Eva Bontorim foi buscar o kit para a neta, aluna do 7º ano. “Foi boa esta iniciativa. A minha neta está estudando bastante em casa”.
Pai de dois alunos, um no 6º e outro no 8º ano, Evandro Garcia classificou a entrega de “excelente”. “As crianças estabeleceram uma rotina de estudos em casa. Pegam as informações encaminhadas por WhatsApp”, disse.
Jessica Silva, mãe de 6 filhos e moradora do bairro São Dimas, foi buscar o material de 3 filhos na Emeb Guido Dante. Aprovou a iniciativa, mas disse que vai precisar de cuidado redobrado para cuidar do material. “Eles vão querer mexer em tudo”, disse, referindo-se aos filhos matriculados no 1º, 2º e 3º anos. Para dar conta de todas as crianças, ela tem recorrido a aplicativos de leitura.
Evelyn de Barros Rodrigues, também com filha matriculada no Guido Dante aprovou a iniciativa. “Minha filha fez bastante atividade. É bom também porque não fica tão entediada”, disse.
Material
Os estudantes da Educação Infantil receberam caderno de desenho, apontador com depósito, borracha branca, canetinha hidrográfica (12 cores), tubo de cola branca, giz de cera grande (12 cores), lápis de cor grande em resina termoplástica (12 cores), lápis grafite de resina termoplástica, massa para modelar (6 cores), pincel nº 8, tesoura sem ponta e guache (6 cores).
Os matriculados no Ensino Fundamental I recebem cadernos brochurão, caderno de desenho, régua de 30 cm, lápis de cor grande em resina termoplástica (12 cores), lápis grafite de madeira, lápis grafite de resina termoplástica, caneta esferográfica azul, apontador com depósito, borracha branca, tubo de cola branca, giz de cera (12 cores grande) e guache (12 cores)
O kit dos estudantes do Ensino Fundamental II é composto por cadernos universitários, caderno de desenho, régua de 30 cm, lápis de cor grande (12 cores) de resina termoplástica, lápis grafite de madeira, lápis grafite de resina termoplástica, canetas esferográficas azul e vermelha, apontador com depósito, borracha branca, tubo de cola branca e tesoura sem ponta
O investimento para a aquisição dos materiais foi de R$ 162,1 mil. A Secretaria de Educação lembra que estes materiais vão retornar para a escola quando as aulas presenciais forem retomadas, por isso pede que todos cuidem com bastante zelo do material distribuído.
Kit merenda
A Prefeitura de São Pedro está programando para a próxima semana nova entrega de alimentos. Na primeira entrega foram distribuídas aproximadamente 60 toneladas de alimentos. Os dias, locais e horários serão divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.