A movimentação dos pré-candidatos ao Executivo de Charqueada já começa a ferver os bastidores políticos da cidade. Mesmo no período de pandemia, as ‘costuras’ por apoio e a formação de chapas eleitorais já deram início no município.
O FATO POLÍTICO ouviu nomes que despontam na cidade como pré-candidatos para que o eleitor fique por dentro do assunto. Vale ressaltar que, até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não optou por adiar o pleito de 2020 que deverá ocorrer em outubro.
Romero Rocca
Vereador de Charqueada, Romero Rocca (PSDB) tem se articulado para viabilizar sua candidatura. À reportagem, disse já estar alinhado com “cinco ou seis” partidos que devem apoiar o grupo ao qual faz parte. “Temos um grupo, e o acordo é que aquele que estiver melhor posicionado na pesquisa vai para a disputa. Sou, sim, um pré-candidato.”
Therezinha Mandro
Tendo disputado as eleições em outras oportunidades, Therezinha Mandro (PV) também é pré-candidata ao Executivo. Ela faz parte do grupo que tem ainda Romero e o atual vereador Wilson Tietz, mas assegura que o momento é de conversa.
“Estamos trazendo mais pessoas para o nosso grupo. Haverá reuniões, nas próximas semanas, para sentarmos e ver o que será feito. O objetivo é que estejamos todos juntos”, falou.
Rodrigo Arruda
Empresário, Rodrigo Arruda (DEM) também aparece entre os possíveis nomes que se candidatarão à prefeitura neste ano. Embora nunca tenha ocupado um cargo público, Arruda diz ter o apoio de empresários da cidade.
“Temos o apoio dos empresários José Orides Bombasaro, Ivan Aragão, Osmar Giuliatte, Nei Zotelli. Esse é o time que montamos desde o início e que deu base ao projeto.”
Ulisses Hélio Roccia
Ulisses, que já foi vereador e vice-prefeito em Charqueada, também deve concorrer ao Executivo em 2020. “Como disputei as eleições anteriores e tive um resultado considerado bom dentro da conjuntura daquela eleição, um grupo de partidos e pessoas de nossa cidade tem me incentivado a colocar meu nome novamente como pré-candidato à prefeito e eu aceitei esses desafio, já que me sinto preparado para exercer a função de prefeito.”
Filiado ao Progressistas (PP), disse ter apoio do Partido Liberal (PL) e do Partido Republicano da Ordem Social (Pros).
Dra. Érika Fernandes
Atual diretora do Hospital de Charqueada, Érika Fernandes (PSL) pode ser uma das surpresas desta eleição. Ao FATO POLÍTICO, ela afirmou: “Não tive tempo de pensar e definir a respeito [sobre uma pré-candidatura]. Como estamos no período da pandemia e sou a diretora do Hospital de Charqueada, a minha prioridade tem sido os cuidados e ajustes necessários.”
Naldo Davanzo
Presidente da Câmara, Naldo Davanzo (PSD) também não está com o seu futuro totalmente decidido. Abertamente, o parlamentar diz que é integrante do grupo liderado por Rodrigo Arruda. Não descarta, porém, uma candidatura ao Executivo.
“Estamos envolvidos em um projeto novo para o município. Hoje estou inserido no grupo político liderado pelo empresário Rodrigo Arruda. Me coloquei à disposição para o apoio incondicional às mudanças que precisam ser feitas para o crescimento de nossa cidade. Quando das convenções partidárias definiremos os nomes que disputarão as próximas eleições.”
Pitú Junior
Presidente do Podemos em Charqueada, Pitú Junior também pode aparecer no cenário da disputa. Radialista e com trabalho voltado para o comércio local, deve lançar sua pré-candidatura pela legenda.
“Conto com o apoio de alguns empresários da cidade e terei como pré-candidata a vice-prefeita a advogada e professora Edna Pessoti. Lançaremos 17 candidatos a vereador e conto com o apoio da deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do meu partido.”