A microrregião de Piracicaba regrediu no índice Plano São Paulo, programa responsável por flexibilizar a abertura do comércio nas cidades de acordo com o número de casos registrados do novo coronavírus. Dessa forma, o comércio não essencial fecha a partir de segunda-feira (29).
A decisão do governo estadual vale pelo menos até o dia 5 de julho, quando o plano será revisto conforme a situação da pandemia em cada região. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba registrou a maior variação de mortes na última atualização.
A conta compara o número de mortes pela Covid-19 nos últimos sete dias em relação aos sete dias anteriores. Nesse cenário, a região teve uma variação de 2,07, ou seja, mais que o dobro de mortes.
Com isso, 26 cidades da região regridem na abertura do comércio: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.