Por Daniella Oliveira
Pelo partido Cidadania, Josias Zani Neto, ex-prefeito por dois mandatos consecutivos de Santa Maria da Serra (2009-2016), anunciou sua pré-candidatura ao Executivo nas eleições deste ano. Além de trabalhar como assessor do deputado estadual Roberto Morais nos últimos anos, desde 2019 se reúne com empresários, comerciantes e pessoas interessadas em políticas públicas no ciclo de debates “Discutindo o Futuro de Santa Maria da Serra”.
“Me convidaram para montar um grupo com a finalidade de discutir assuntos diversos do município com objetivo de trazer pessoas com experiências em diversos assuntos para apresentar ações bem sucedidas e promover essa discussão com a população”, explicou Zani.
Nesses encontros, surgiu a possibilidade de trabalhar com um planejamento de políticas públicas utilizando os “Objetivos da ONU para 2030”, implantando ações de visão global com foco na realidade local. “Iremos tirar um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento do município com programas, projetos e ações. O foco desse movimento será em torno de temas como sustentabilidade, cultura e economia criativa, geração de emprego e renda, habitação popular, vigilância em saúde, educação empreendedora, apoio ao micro-crédito, ativação do empreendedorismo, participação popular, desenvolvimento econômico e social, cooperativismo e apoio a agricultura familiar, segurança inteligente e comunitária, vivência na melhor idade, turismo como fonte de renda, meio ambiente, infraestrutura.”
Ainda dentro das ações desse ciclo de debates, Zani disse que existe uma página nas redes sociais onde a população envia sugestões e reclamações de Santa Maria. “As mais citadas são atendimento na área da saúde, falta de emprego, falta de atividades desportivas, falta de apoio à micro economia, falta de participação da população nas ações da administração municipal, servidores públicos insatisfeitos com a desvalorização profissional, enfim, uma série de assuntos que estamos pontuando, analisando e procurando se aprofundar na realidade dos fatos”.
Desafios no Executivo
Como gestor do município, Zani avalia que o principal desafio será o de controlar as finanças públicas com a queda de arrecadação que virá após o fim da pandemia. “Acredito também que outro desafio será o de trabalhar para trazer emprego e renda para nossa população, pois hoje o desemprego local é muito grande e o poder público terá a missão de valorizar o cidadão dando a ele a oportunidade de ter a dignidade de um emprego justo.”
Outras questões importantes que merecem um olhar diferente são os acompanhamentos das obras de concessão da SP-304. “Priorizando as questões dos acessos da rodovia à cidade, acompanhamento da questão da implantação da praça de pedágio entre Santa Maria da Serra e São Pedro, busca por recursos e emendas parlamentares, e por último, a questão de planejamento regional com união dos municípios da micro-região em assuntos de interesse de todos.
Interesse pela política
Josias Zani conta que desde criança tem interesse pela área política. “Comecei acompanhar as eleições e os bastidores da política desde 1982 (eleições municipais e eleição do Governador Montoro), depois veio o movimento pelas Diretas Já em 1984, em 1986 colaborei nas campanhas do Quércia para Governador e Tito Costa para Deputado Federal Constituinte”. Em 1987, a convite do Dr. Tito Costa, ele foi trabalhar em Brasília. “Daí nunca mais parei de estar envolvido com política e eleições. Disputei três eleições: em 1988 em Torrinha para vereador (não eleito) e depois em 2008 e 2012 para prefeito de Santa Maria da Serra. De abril de 2017 até junho 2020 assessorei o deputado estadual Roberto Morais na Assembleia Legislativa e atualmente estou assessorando politicamente alguns candidatos a prefeito da região.
Grupo de apoio
Partidos como o Cidadania (antigo PPS), Democratas, Partido Liberal, MDB, PSB e PV já demonstraram interesse em formar um bloco de apoio à sua candidatura, que será confirmada após as convenções, entre 31 de agosto a 16 de setembro. “Aproximadamente 30 pessoas têm se apresentado como pré- candidatos a vereador e também após as convenções teremos as certezas desses nomes. Se meu nome for aprovado pelas convenções dos seis partidos e a população de Santa Maria da Serra achar que devemos retornar à prefeitura, tenho a certeza que iremos trazer de volta o mesmo empenho dos dois mandatos em que estivemos à frente do Executivo.”
Tempos de Pandemia
Ao avaliar a situação de Santa Maria e do país em tempo de coronavírus e pós-pandemia, Zani fala sobre suas expectativas. “Realmente esse ano tudo o que está acontecendo é atípico, pandemia, mudança das datas de eleição, enfim, novos desafios para todos nós. Mesmo assim avalio que em todos os níveis de poder está ocorrendo uma polarização de ideias, o que por um lado é bom, pois traz sempre uma necessidade de se rever e avaliar as posições, mas por outro lado vejo muita negatividade, agressividade e ódio imperando entre as pessoas.”
O pré-candidato diz que radicalizar qualquer discurso é inválido. “É preciso conversar, é tempo de união, é preciso haver mais empatia entre as pessoas. Nesse momento é preciso deixar de lado a política e ter cada vez mais atenção à questão da pandemia. É preciso ter liderança para ações concretas que tragam credibilidade e união com a comunidade para juntos vencermos essa fase. É preciso preservar a vida, mas também é preciso ter um olhar para a economia e geração de renda”.
Ele também ressalta a necessidade de mudança de hábitos das pessoas. “Será preciso rever muito as atitudes e posições do lado humano. Já para a economia, ouço muito falar que entraremos em uma profunda crise econômica, o que não será nada bom, tanto para os cidadãos como para a esfera da administração pública, com queda de arrecadação e aumento das necessidades sociais”.