Quem é Álvaro Monteiro, candidato a vice de Moraes em Águas de São Pedro

0
Engenheiro agrônomo escolheu Águas como cidade do coração: "Aqui quero passar o resto de minha vida."

Pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Moraes do Grande Hotel, o engenheiro agrônomo Álvaro Monteiro (PSL) é casado com Sandra Zotelli, administradora de empresa, professora e guia de turismo. Monteiro é pai de cinco filhos e têm mais cinco netos.

Nascido em Piracicaba e de família humilde, mudou-se para São Vicente aos cincos anos de idade juntamente de sua família. Seu pai Ary, maquinista da Estrada de Ferro Sorocabana foi transferido à época. A mãe, Thereza, é descendente de italianos que vieram ao Brasil para trabalhar com lavoura de café.

Aos 25 anos, após casar-se, a mãe de Álvaro passou a ser dona de casa e a cuidar de seus seis filhos homens: Hélio, Álvaro, Osvaldo, Geraldo, Antônio Roberto e Ary Júnior. “Jamais consegui retribuir a meus pais tudo que fizeram por mim por todo o carinho, amor e dedicação que tiveram com todos nós”, disse.

Aos 11 anos, Álvaro retornou a Piracicaba onde concluiu os cursos primário, ginásio e científico, além de prestar serviço militar e, em 1968, ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (USP). Graduou-se em engenharia agronômica em julho de 1972.

Sua carreira profissional foi iniciada em outubro de 1972, na Usina Central do Paraná, de Porecatu. Inicialmente como auxiliar técnico, depois como chefe de seção e chefe de divisão. Em 1983 ingressou no Centro de Tecnologia Copersucar, em Piracicaba, onde atuou como engenheiro A, sênior e especializado.

Já no ano de 1986 foi nomeado chefe da Estação Experimental Copersucar em Sertãozinho, passando a residir em Ribeirão Preto. Em 1989 foi indicado pelo Centro de Tecnologia Copersucar a ocupar o cargo de diretor agrícola na Usina Açucareira da Serra, em Ibaté/SP.

No final do ano seguinte, com a cisão da Usina da Serra, foi criada a Ermovale Agropecuária Ltda, e passou a trabalhar na empresa, no mesmo cargo, até o final de 1997. No início de 1998, transferiu-se para a Usina Paineiras, localizada na cidade de Itapemirim/ES, onde ocupou o cargo de gerente técnico e administrativo agrícola, acumulando as funções de gestor de qualidade e representante da diretoria no processo de certificação em qualidade junto ao Prodfor/Findes (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores/Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo).

Álvaro se diz conservador e de valores com base na família;

Em 2006, deixou a Usina Paineiras e, por meio de processo  seletivo, foi escolhido para atuar, simultaneamente, nas Usinas Pantanal e Jaciara, na cidade de Jaciara/MT, onde ocupou os cargos de gerente agrícola, gerente de planejamento agrícola e gerente geral.

Em 2010, Álvaro se aposentou e escolheu Águas de São Pedro para morar, pois sempre teve vontade de passar seus últimos anos de vida numa cidade bonita, agradável e tranqüila. Residiu na cidade até meados de 2013, quando, a convite da presidência da Usina Paineiras, voltou a trabalhar até meados de 2014, e depois passou a se dedicar  exclusivamente à família e à propriedade rural que adquirira no MT em 2007, fixando-se em Piracicaba.

Em 2018, vendeu a propriedade rural e retornou para Águas de São Pedro. “Aqui quero passar o resto de minha vida, como já pensava lá na década de 70 quando passei por Águas, vindo do Paraná, para visitar os pais e os irmãos em Piracicaba”, conta.

Monteiro sempre trabalhou em organizações privadas, nunca em empresas, entidades ou órgãos públicos. Nunca atuou na política. Tem larga experiência em gestão de pessoas e empresas de grande porte, algumas das quais com número de trabalhadores superior à população de Águas de São Pedro.

Na época de estudante, deu aulas particulares de matemática, português, história e geografia para ajudar seus pais a manter os estudos. Também ministrou aulas de matemática em curso de madureza ginasial.

Álvaro conta que sempre praticou esporte, principalmente xadrez, futebol, futebol de salão, salto extensão, salto triplo e corrida. Mais tarde, aprendeu a jogar tênis, tendo participado e vencido vários torneios. No esporte, suas maiores conquistas foram no futebol e no xadrez. Nesta última modalidade, sagrou-se vice-campeão paulista universitário de xadrez individual em 1970, campeão da Esalq em 1969, 70 e 71, e vice-campeão em 1972, e vice-campeão piracicabano, em 1970.

Seu hobby atual é a fotografia, e Águas de São Pedro se tornou sua principal fonte de inspiração. Muitas das fotos tiradas por ele estão no grupo Eu amo Águas de São Pedro, do Facebook. Álvaro é conservador e acredita que o combate à corrupção, o amor ao próximo, e a união entre os membros de uma família são os principais caminhos que levam ao desenvolvimento de um país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.