Foi publicada na edição do dia 19 de novembro do Diário Oficial do Estado de São Paulo a outorga pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) em nome do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) para a captação superficial de água no rio Jacaré Pepira, em ponto localizado no município de São Pedro.
A outorga é uma autorização para a captação, que como já havia sido informado anteriormente, está prevista em decreto municipal e só será realizada se a situação do abastecimento de água em São Pedro tornar-se crítica.
“Essa é mais uma confirmação que estamos trabalhando na legalidade. Sempre nos pautamos nos pareceres técnicos e jamais iríamos tomar uma atitude que prejudicasse a população de Brotas, cidade com a qual realizamos inúmeras parcerias. Esse assunto motivou ações precipitadas e torço para que não tenham sido influenciadas por questões políticas”, disse o presidente do Saaesp, Giovane Genezelli.
Com a crise hídrica observada este ano, a Prefeitura de São Pedro buscou uma alternativa de captação de água em um ponto do rio Jacaré-Pepira localizado no município e que seria apenas usado em caso de necessidade. As chuvas dos últimos dias afastaram ainda mais esta possibilidade.
O rio Jacaré Pepira
Considerado um dos poucos rios limpos do estado de São Paulo, o Jacaré Pepira tem extensão de aproximadamente 174 quilômetros da nascente até o rio Tietê, onde desemboca na altura dos municípios de Ibitinga e Itaju.
O rio recebe água de dezenas de afluentes, a maioria córregos formados por nascentes bem preservadas. É também formador de ao menos 50 cachoeiras e quedas d’água e nasce na Serra do Itaqueri, na divisa entre Brotas e São Pedro.