As eleições para escolha de prefeito e vereador mal acabaram e já tem articulação acontecendo nos bastidores da política são-pedrense. A bola da vez é a cadeira de presidente da Câmara, que já soma seis postulantes. O novo presidente será escolhido em sessão logo após a diplomação dos parlamentares, costumeiramente realizada em 1 de janeiro.
O assunto também teve espaço em reunião que contou com a presença de dez parlamentares e o prefeito eleito, Thiago Silva, e também o vice-prefeito eleito Giuliano Antonelli. A dupla deve começar o mandato no ano que vem com o apoio de 11 dos 13 vereadores que integram o Legislativo.
Para a disputa da presidência, no entanto, já constam seis nomes: Branco, Elias Candeias, Adriano Vitor, Du Sorocaba, Toninho da Sorveteria e Índio.
O FATO POLÍTICO conversou com cinco vereadores – apenas Toninho da Sorveteria não respondeu até a publicação desta reportagem, mas deve manter seu nome para a disputa. Confira o que cada um falou:
Adriano Vitor
Me sinto preparado para assumir a presidência da Câmara Municipal. Se eleito, meu mandato será marcado pela transparência e pela forma democrática na tomada de decisões que afetam o dia a dia da Câmara.
Branco
Colocamos o nome à disposição para a disputa do cargo de presidente. Tenho certa experiência e já passei por todas as comissões ali dentro. Acredito que posso somar ainda mais.
Du Sorocaba
Coloquei meu nome para apreciação dos nobres edis eleitos. Até o momento não temos nenhuma informação de como ficará. As conversas ainda continuam entre todos. Me vejo preparado para assumir. Com os dois mandados conseguimos adquirir experiência sendo duas vezes vice-presidente, 2° secretário e hoje atuo como presidente da Comissão de Redação, Justiça e Orçamento. Mas vou deixar a cargo dos nobres para que possamos no momento fazer a melhor escolha.
Elias Candeias
Estou indo para o quarto mandato e tenho acumulado muita experiência. Nunca exerci o cargo de presidente, mas acredito que é um bom momento e a oxigenação é necessária. Já estamos, sim, conversando com os demais vereadores.
Índio
Penso sim. Mas nada confirmado ainda.