Com pesquisa de intenção de retorno, ensino híbrido e testagem em massa de profissionais da rede, a Secretaria Municipal de Educação está preparada para a retomada das atividades presenciais na próxima terça-feira, 23. A retomada será do Pré I ao 9° ano do Fundamental, com 35% da capacidade da escola, horário reduzido e segue as medidas do Plano São Paulo, do governo estadual. “Segurança é a palavra chave” definiu a secretária municipal de Educação, Samanta Almozara Bontorim.
O primeiro passo para volta às aulas presenciais foi a pesquisa realizada com os pais de alunos, que ocorreu de 25 a 27 de janeiro, sobre a intenção de levar os filhos para a escola neste 1° bimestre. A partir dos dados coletados foi feito planejamento para alocar os alunos com a ocupação máxima de 35% da capacidade da escola.
Nas escolas com número de alunos maior que a quantidade máxima permitida foi estabelecido rodízio semanal de turmas. A pesquisa também ajudou a estruturar a hora da refeição dos estudantes, que contarão com duas porções individuais, uma na entrada e outra na saída. O transporte público para os alunos também voltará para quem tiver feito solicitação. Os alunos permanecerão na escola 3 horas por dia.
Os protocolos sanitários serão seguidos, como o uso obrigatório da máscara, e o distanciamento social. As unidades escolares já estão equipadas com álcool em gel e tapetes sanitizantes e a limpeza serão redobradas. A rede também conta com um protocolo estabelecido especificamente para esse ambiente.
Testes
Além de todas as medidas e equipamentos, o preparo para retomada se intensificou nas últimas semanas. Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação garantiu a testagem para profissionais da rede e um dia de capacitação sobre os protocolos para os docentes.
Na quarta-feira (17) o auditório da Secretaria Municipal de Educação reuniu professores para uma capacitação sobre os protocolos contra a Covid-19. Com orientações da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lucia Elena de Campos Siqueira, o evento abordou medidas de proteção e prevenção.
Outra medida de segurança será a testagem realizada na sexta-feira (19). Entre professores, psicopedagogas, agentes cuidadores que tem contato direto com os estudantes e motoristas, mais de 300 profissionais foram testados. Os testes aconteceram na quadra da Emeb “Professor Joaquim Norberto de Toledo”, em dois períodos, manhã e tarde. A iniciativa servirá como triagem para o retorno às aulas.
“Nos organizamos para redobrar ainda mais nosso preparo. Mais do que voltar, voltar com a certeza de que fizemos o melhor. Segurança é a palavra chave para essa retomada”, destacou a secretária de Educação.
Samanta informou também que toda a mobilização foi feita pensando nos alunos. “O oferecimento de uma educação de excelência não poderia ser algo deixado de lado, pois um dos papeis da educação pública é garantir uma maior equidade social”. .
Para os pais que optaram por continuar com os filhos em casa, as atividades continuam sendo disponibilizadas na nova plataforma de Secretaria de Educação, smesaopedro.com.