O prefeito Thiago Silva recebeu nesta quarta-feira (17) o presidente da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro), Ernesto Braganholo, o advogado da entidade, Márcio Cosenza, os comerciantes Rosângela Furlan, Vinicius Ferreira , Reginaldo Bilia e os vereadores Du Sorocaba, presidente do Legislativo; José Roberto de Moura, o Dudu, Alessandra Pisco, Branco e Elias Candeias. Na reunião, que também teve a participação do secretário de Governo, Clóvis Vaz, o prefeito anunciou que todos os impostos e taxas municipais, como IPTU, ISS e outros, com vencimento em abril, maio e junho serão prorrogados para os meses de outubro, novembro e dezembro.
Após ouvir o relato dos comerciantes, que revelaram grande preocupação com a atual situação de lojas fechadas, o prefeito falou sobre sua preocupação com o setor, mas também com a saúde, que enfrenta um dos períodos mais críticos para garantir atendimento de casos de Covid-19 no município.
“Nesta fase emergencial do Plano São Paulo, o município deve seguir as determinações do Estado, que estabelece várias restrições e no nosso caso há também recomendações específicas do Ministério Público”, disse, acrescentado que para o comércio em geral estão permitidas atividades de entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos nos estabelecimentos.
Protesto pacífico
Mais cedo, em frente à prefeitura, comerciantes fizeram um protesto pacífico com um carro de som pedindo pela abertura parcial dos estabelecimentos na cidade.
Um grupo saiu da praça Santa Cruz e fez um buzinaço até o Paço Municipal. Lá, pediam por medidas que abrandassem as perdas dos comerciantes e funcionamento de lojas e estabelecimentos com os devidos cuidados sanitários.
Refis deve vigorar
Outra medida que pode representar um alívio financeiro é a aprovação do Refis, programa de refinanciamento que prevê pagamento de dívidas com o município com isenção de juros e multas , como débitos referentes a IPTU, ISS, taxas e qualquer tipo de cobrança feita pela Prefeitura ou Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) vencidos até 31 de dezembro de 2020. No caso dos débitos com a Prefeitura, o parcelamento pode ser feito em até 200 vezes.