Foi instalado nesta quinta-feira, dia 1º, um tanque de oxigênio líquido no Hospital São Lucas que vai garantir maior autonomia no abastecimento deste importante insumo. O tanque tem capacidade para armazenar 3.000 metros cúbicos. Atualmente, o consumo é de 230 metros cúbicos por semana, volume 475% maior que o registrado em média no hospital antes da pandemia, de 40 metros cúbicos semanais.
Para garantir o volume de oxigênio usado atualmente, os cilindros, que tem capacidade de 10 metros cúbicos, são abastecidos dia sim, dia não e com o tanque, esse abastecimento poderá ser feito, em média, a cada 10 dias. Além da instalação do tanque foram realizadas obras que garantem a interligação das redes de gases para abastecimento do hospital e da UPA.
O prefeito Thiago Silva acompanhou a chegada do tanque. “Hoje, mais do que nunca, o oxigênio é essencial para a manutenção da vida dos pacientes em tratamento e há muitos municípios que estão enfrentando situação de emergência. Poder ter essa autonomia é fundamental neste momento”, disse.
A instalação do tanque é também uma segurança para as pessoas que estão em tratamento, já que com a alta demanda por oxigênio e cilindros, o abastecimento tem enfrentado alguns gargalos.
Levantamento feito pelo Estado indica que120 municípios ou um em cada cinco apresentam nível crítico de disponibilidade de oxigênio medicinal neste momento.