As dificuldades no período de pandemia também refletem no sistema educacional e na busca por suprir e minimizar os efeitos adversos no processo de aprendizagem, a Secretaria Municipal Educação criou plantões de dúvidas para complementar as ferramentas digitais oferecidas aos estudantes. O sistema atende aproximadamente 300 alunos da Educação Infantil (pré 1 e pré 2) e do Ensino Fundamental 1 e 2 com dificuldades de acesso e aprendizagem.
O atendimento presencial teve início em junho e funciona em sistema de rodízio de turmas de até cinco alunos por dia. O plantão de dúvidas complementa o ensino híbrido e fortalece o auxílio já fornecido por aplicativo de mensagem.
O processo de triagem é feito pelas coordenadoras das unidades escolares. Alunos com dificuldades de acesso às plataformas digitais, dificuldades pedagógicas e baixa devolutiva de atividades também recebem auxilio de forma presencial. “Nosso norte, mesmo em meio às adversidades, é uma educação de excelência”, comentou a secretária municipal de Educação, Samanta Almozara Bontorim.
Além do plantão com atendimento presencial também foi estabelecido um processo de logística que fornece merenda e transporte para os alunos que necessitam desse apoio. Antes de atender as crianças, as escolas passaram pelo processo de sanitização, além de seguir os protocolos sanitários em seus atendimentos.