As escolas municipais de São Pedro voltam a receber alunos de forma presencial no dia 27 de julho, próxima terça-feira. A medida foi adotada após a Secretaria de Educação realizar pesquisa de retorno e todo o preparo da estrutura física para receber os estudantes, o que inclui a sanitização das escolas com produto natural. Outro ponto que contribuiu com a decisão é o avanço da vacinação para a população em geral e para os profissionais da educação que receberam, pelo menos, a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Já as aulas nas escolas estaduais devem retornar no dia 2 de agosto.
O retorno está previsto no novo Plano de Retomada anunciado pelo Governo do Estado. Para a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, a volta das aulas, que é facultativa, indica “preparo e garantia de equidade”.
Desde o final do mês de fevereiro, quando o retorno gradual foi suspenso devido à regressão de fase do Plano São Paulo, a rede municipal seguiu com as atividades online disponibilizadas em seu site, mas não deixou de se preparar para um possível retorno.
A diferença desta retomada é que desta vez, o número de alunos não será limitado. Todos os alunos que desejarem retornar, do pré I ao 9° ano, poderão ter aulas presenciais.
As carteiras serão dispostas nas salas de aula com um metro de distância entre elas. Se houver necessidade, haverá rodízio de turmas. O tempo dentro da sala de aula será reduzido para três horas. As turmas da manhã vão permanecer na escola das 8h às 11h e as turmas da tarde, das 14h às 17h. Os protocolos sanitários e a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) serão obrigatórios. O transporte escolar também retornará e seguirá os protocolos sanitários.
A secretária de Educação defende a importância do retorno das aulas presenciais. “Educação é garantia de equidade. Os conteúdos disponibilizados de forma online são atenuantes de um processo de defasagem. O retorno marca o papel da educação de balancear a sociedade, de forma justa e transformadora”, destacou.
Preparo e segurança
Entre as medidas adotadas pela Educação para diminuir as chances de contágio por Covid-19 estão a adoção de protocolos sanitários, vacinação de funcionário da Educação, testagem, e processos de sanitização.
A sanitização é feita com um importante diferencial: a rede municipal de São Pedro é a primeira rede pública do país a usar um sanitizante derivado de plantas. Na sexta-feira, 23, aconteceu a capacitação de funcionários para utilização de um pulverizador elétrico.
Equipado com bateria recarregável e variados bicos que alteram a dispersão do líquido aplicado e sua pressão, o pulverizador será usados duas vezes por dia em cada unidade escolar. Os funcionários das escolas foram capacitados pela empresa responsável pelo equipamento.