Em São Pedro, aulas na rede pública retornam na próxima terça

0
Avanço da vacinação é outro ponto destacado pela Secretaria de Educação;

As escolas municipais de São Pedro voltam a receber alunos de forma presencial no dia 27 de julho, próxima terça-feira. A medida foi adotada após a Secretaria de Educação realizar pesquisa de retorno e todo o preparo da estrutura física para receber os estudantes, o que inclui a sanitização das escolas com produto natural. Outro ponto que contribuiu com a decisão é o avanço da vacinação para a população em geral e para os profissionais da educação que receberam, pelo menos, a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Já as aulas nas escolas estaduais devem retornar no dia 2 de agosto.

O retorno está previsto no novo Plano de Retomada anunciado pelo Governo do Estado. Para a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, a volta das aulas, que é facultativa, indica “preparo e garantia de equidade”.

Desde o final do mês de fevereiro, quando o retorno gradual foi suspenso devido à regressão de fase do Plano São Paulo, a rede municipal seguiu com as atividades online disponibilizadas em seu site, mas não deixou de se preparar para um possível retorno.  

A diferença desta retomada é que desta vez, o número de alunos não será limitado. Todos os alunos que desejarem retornar, do pré I ao 9° ano, poderão ter aulas presenciais.

As carteiras serão dispostas nas salas de aula com um metro de distância entre elas. Se houver necessidade, haverá rodízio de turmas. O tempo dentro da sala de aula será reduzido para três horas. As turmas da manhã vão permanecer na escola das 8h às 11h e as turmas da tarde, das 14h às 17h. Os protocolos sanitários e a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) serão obrigatórios. O transporte escolar também retornará e seguirá os protocolos sanitários.

A secretária de Educação defende a importância do retorno das aulas presenciais. “Educação é garantia de equidade. Os conteúdos disponibilizados de forma online são atenuantes de um processo de defasagem. O retorno marca o papel da educação de balancear a sociedade, de forma justa e transformadora”, destacou.

Preparo e segurança

Entre as medidas adotadas pela Educação para diminuir as chances de contágio por Covid-19 estão a adoção de protocolos sanitários, vacinação de funcionário da Educação, testagem, e processos de sanitização.

A sanitização é feita com um importante diferencial: a rede municipal de São Pedro é a primeira rede pública do país a usar um sanitizante derivado de plantas. Na sexta-feira, 23, aconteceu a capacitação de funcionários para utilização de um pulverizador elétrico.

Equipado com bateria recarregável e variados bicos que alteram a dispersão do líquido aplicado e sua pressão, o pulverizador será usados duas vezes por dia em cada unidade escolar. Os funcionários das escolas foram capacitados pela empresa responsável pelo equipamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.