O ex-prefeito de Charqueada e de São Pedro, Helinho Zanatta, já alça os primeiros voos visando sua pré-candidatura a deputado estadual. Fontes próximas confirmaram ao FATO POLÍTICO que o empresário deve se lançar candidato no pleito de 2022. Uma extensa agenda, inclusive, já começa a ser cumprida neste fim de semana quando ele e o deputado federal Ricardo Izar (PP-SP) devem passar por pelo menos 20 cidades para conversar com prefeitos, empresários e lideranças políticas e comunitárias.
Com um reduto eleitoral bastante diversificado, Izar deve dobrar com Helinho e somar forças para levá-lo a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Além disso, o ex-prefeito conta com o prestígio de lideranças políticas em toda a região. A meta é expandir seu nome para centros eleitorais maiores de São Paulo.
A falta de um deputado estadual atuante principalmente na Região Metropolitana de Piracicaba fez com que o nome de Helinho Zanatta ganhasse força nos bastidores. O convite para que ele se candidatasse a deputado estadual tem partido de diferentes frentes: prefeitos, vereadores, líderes comunitários, empresários e outros setores que veem a necessidade de contar com um novo representante capaz de articular recursos e conquistas importantes para as cidades do interior.
Helinho, que tem com uma das principais características a articulação e a fama de saber compor muito bem o cenário político, ainda desconversa sobre uma possível candidatura. Os números das eleições passadas, no entanto, mostram que ele está bem cotado para o cargo. Depois de ter sido prefeito de Charqueada, ele também aceitou na época o convite de empresários e lideranças de São Pedro mirando o Executivo.
Resultado: eleito em 2012 com 71,15% dos votos válidos, feito aumentado na sua reeleição de 2016 quando alcançou 77,92% do eleitorado.
As peças já começam a se movimentar no tabuleiro. A chegada de Helinho Zanatta no cenário estadual já causa preocupação para políticos que ainda tentarão se viabilizar. É inegável, no entanto, que o volume de obras e conquistas trazidas por Zanatta em seus mandatos o credenciam para uma prateleira maior.
Artigo por Renan Bortoletto