A estância de Águas de São Pedro atingiu a marca de 95% da população com esquema vacinal completo, segundo dados extraídos do Vacina Já – site atualizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Os números levam em conta a aplicação da primeira e segunda dose, ou ainda os casos de dose única. A estatística, no entanto, só contabiliza moradores com 12 anos ou mais.
Até esta quarta-feira (17) o município havia imunizado 3.461 moradores com a primeira dose. Receberam a segunda dose de vacina outros 3.298, enquanto que a terceira dose já foi aplicada em 619 águapedrenses. Já as doses únicas somam 58 até o momento.
O ranking levou a cidade a ocupar o primeiro lugar do estado no esquema vacinal. Em contato com a reportagem do FATO POLÍTICO, o prefeito João Victor Barboza (Cidadania) elencou uma série de fatores que ajudaram a alavancar os números de pessoas imunizadas.
“Mesmo com uma população menor do que as cidades da região, cobramos constantemente o governo estadual pelo envio de um número maior de vacinas para Águas de São Pedro. Sempre expusemos essa necessidade diante do alto número de turistas e veranistas que visitam nossa estância, bem como investimos forte na divulgação de medidas protetivas, o uso constante de máscara e álcool em gel, fazendo com que os números de internados e casos positivos também fossem abaixo da média”, disse o prefeito.
Além do alto número de vacinados, Águas de São Pedro também tem um parcela considerável do chamado ‘grupo de risco’. Hoje, a cidade detém 36,30% da população neste grupo – ou seja, 1.253 águapedrenses têm 60 anos ou mais.
O primeiro caso positivo de coronavírus na estância foi registrado em 24 de março de 2020. Tratava-se de uma moradora de 58 anos que esteve em viagem no exterior.
Boletim
O boletim de Águas de São Pedro aponta, até a publicação desta matéria, que há apenas um caso confirmado na estância e que está em quarentena. Não há nenhum paciente fazendo o uso da ala hospitalar. Desde o início da pandemia, 12 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no município.