Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, São Pedro chega aos 141 anos de fundação. A cidade se destaca por suas belezas naturais, diversos atrativos turísticos, ampla rede hoteleira e boa gastronomia. O turismo segue como principal força motriz da economia local, responsável por movimentar e fomentar o setor de serviços.
Localizada em uma região privilegiada, a cidade faz parte da Serra do Itaqueri, e conta com diversos atrativos culturais, religiosos, de lazer e recreação, esportes de aventura, ecoturismo e turismo de negócios e eventos.
Para comemorar o aniversário da estância turística, o município preparou programação diversificada com atividades totalmente gratuitas, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. No cronograma estão Festival de Jaracatiá, food trucks, plantio de árvores, turismo guiado e apresentações musicais e de teatro, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço da pandemia da Covid-19. A programação completa está disponível no site da prefeitura (www.saopedro.sp.gov.br).
Árvore-símbolo de São Pedro, o jaracatiá é um fruto nativo da Mata Atlântica, cítrico, amarelo e de formato alongado, visualmente semelhante ao mamão papaya. No festival, que acontece neste ano em uma cozinha caipira montada no Largo da Matriz, o fruto aparece no tradicional doce de compota e também como ingrediente principal de outras experiências gastronômicas. A cozinha fica sob responsabilidade das irmãs Ana Maria e Maria Eli, do “Duas Irmãs”.
O jaracatiá é, ainda, o mote do livro de receitas Sítio Coloninha I – As Riquezas do Jaracatiá e do Campo, que será lançado oficialmente no dia 22. A obra é de autoria da empresária e culinarista são-pedrense Adriana Gomes Veroneze e foi organizada pela da chef de cozinha Ludmilla Fonseca. O livro foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc e em parceria com culinaristas da cidade e com a EMEB “Iracy Bertochi”.
“São Pedro chega aos 141 anos com muita vivacidade. Nossa cidade está se desenvolvendo a passos largos e não podemos deixar de celebrar. Pensamos, então, para evitarmos aglomerações por conta da Covid-19, em atividades para toda a família e em locais abertos, para que a população possa aproveitar da melhor maneira e de forma sadia ”, comentou o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.
Ato cívico
Na exata data em que São Pedro completa 141 anos, acontece no hospital São Lucas (a Santa Casa de São Pedro), ato cívico, com as inaugurações da nova fachada da unidade de saúde, do laboratório e da reforma da UPA, além de telão de LED para exibição de um vídeo celebrativo e de outro com informações sobre o laboratório médico, que está com novidades nos exames.