A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de São Pedro finalizou a investigação interna contra o vereador Du Sorocaba. O parlamentar foi alvo de denúncia por ter participado dos atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro, em Brasília.
O relatório feito pelo vereador Luciano Mazzonetto ressalta que não foram apresentadas provas cabais da participação de Du Sorocaba nos atos que culminaram em destruição do patrimônio nos prédios dos Três Poderes da Capital Federal.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi formada por Elias Garcia Candeias (presidente), Luciano Mazzonetto (relator) e Índio Antunes (secretário). O relatório pelo arquivamento da denúncia deve ir a voto em plenário na noite desta segunda-feira (20) no Legislativo são-pedrense.
Segundo apurou a reportagem do FATO POLÍTICO, Du Sorocaba deve ser ‘absolvido’ pela ampla maioria de seus pares. Caso o processo fosse levado adiante, o ex-presidente da Câmara poderia até mesmo ser afastado ou perder o mandato.
O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Elias Candeias, também falou sobre o assunto. “Seguimos todo o rito como manda o regimento. A denúncia não evoluiu, assim como os denunciantes não apresentaram fatos novos que desabonassem a conduta do vereador. Foram quase 50 dias de trabalho e debate, e agora o relatório segue para análise final do plenário”, disse. O FATO POLÍTICO tentou contato com o vereador Luciano Mazzonetto, mas não foi possível até o momento da publicação da reportagem.
O pedido de investigação
O pedido de investigação da conduta de Du Sorocaba foi impetrado na Câmara de Vereadores pelos parlamentares Du Modesto e Luiz Melado. Eles fizeram o uso de matérias jornalísticas e também de vídeos que comprovam a participação de Sorocaba nos atos, mas não adicionaram aos autos nenhuma prova de que ele teria ajudado ou influenciado a depredação pública.
Du Sorocaba se manifesta
A reportagem ouviu o vereador Du Sorocaba. Ele reforçou sua conduta ilibada como cidadão e mencionou, ainda sua história particular e como profissional. “Possivelmente a grande maioria [dos vereadores] poderá votar para o arquivamento do processo. Não tenho muito a falar. Minha conduta como cidadão, policial por 23 anos, chefe de família e hoje política ditam quem realmente é o Du Sorocaba de verdade”, disse.
Du também reforçou que é contra qualquer atitude violenta. “Sou e sempre fui uma pessoa voltada ao bem-estar das pessoas. Contra qualquer tipo de violência, sendo que preguei por muitos anos através do PROERD, mas isso não impede de que possamos lutar de forma passiva pelo que acreditamos”.
O vereador disse ainda que não guarda mágoa pelo ocorrido. “Quanto aos denunciantes não tenho nenhum tipo de mágoa ou ressentimento, pois todos os nossos embates foram dentro do plenário, local apropriado para tal, mas entendo o lado político que representam”.