A partir de segunda-feira (3) São Pedro passará a ter CEP (Código de Endereçamento Postal) por logradouro, o que significa que cada quadra, rua, alameda, viela, avenida e travessa passará a ter CEP individual.
O CEP atual – 13.520 -000, que vale para toda a cidade, será substituído por números que vão de 13.520-001 a 13.524-999
Para saber o novo número de cada logradouro será necessário consultar, a partir do dia 3, o site dos Correios (correios.com.br) na aba Busca CEP.
A nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços na cidade. O sistema permite também que o CEP seja usado como referência de garantia de confirmação de endereço, prática comum entre empresas de diversos segmentos.
Para o prefeito Thiago Silva, a medida, fruto do empenho de servidores do Executivo, mais do que facilitar a vida do cidadão, simboliza o desenvolvimento de São Pedro. “Essa é uma medida que ajuda na organização da cidade. Entre as vantagens deste novo modelo está a agilidade na separação das correspondências por região, medida que facilita a rotina dos Correios e torna a entrega para os munícipes mais ágil, além de facilitar a prestação de diversos serviços”.
A recomendação dos Correios é para que a população entre em contato com correspondentes e empresas onde possuem cadastro para informar o novo CEP de seu endereço.
Sistemas de bancos e empresas que trabalham conectados ao banco de dados dos Correios serão atualizados com os dados novos por logradouro. Isso facilita a separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado.
A codificação por logradouro é criada nas cidades com mais de 50 mil habitantes e possibilita melhorias no processo de separação das correspondências nas fases de triagem, encaminhamento e distribuição.
O gerente da unidade do Centro de Distribuição Domiciliar de Gaspar, Luiz Roberto Andrade, explica que a comunidade irá perceber os benefícios da mudança a médio e longo prazo. “Com o CEP único, quando as mercadorias e correspondências chegavam aos grandes centros de distribuição elas eram direcionadas todas para Gaspar e os carteiros precisavam separá-las por rua. Este processo diário levava em média trinta minutos. A implantação do CEP específico vai permitir a distribuição direta para cada carteiro”, explica.