As cidades de São Pedro, Brotas e Águas de São Pedro articulam uma conquista importante para a região: se tornarem um distrito turístico. E as primeiras conversas para isso já tiveram início. Nesta terça-feira (5), os prefeitos dos três municípios estiveram em São Paulo para uma reunião com o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Helinho Zanatta, que também participou da reunião e é um dos entusiastas do projeto.
O objetivo é atrair investimentos estaduais para potencializar pontos turísticos e criar rotas integradas entre as cidades. Um grande trunfo para dar este passo são as áreas geográficas que englobam as estâncias – hoje elas têm, somadas, população superior a 65 mil moradores e território de quase 1,8 mil quilômetros quadrados.
São Pedro, Águas e Brotas fazem parte da Serra do Itaqueri e já vêm desenvolvendo junto ao trade turístico regional e estadual eventos que ‘abraçam’ as potencialidades de cada um.
“Acho que um dos pontos principais é o fortalecimento da relação entre as estâncias, o que já vem acontecendo de forma natural. Outro fator importante é que como distrito turístico temos como atrair mais investimentos e evoluir na divulgação. Todos ganham com a região ainda mais fortalecida”, disse o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza.
Com múltipla vocação turística, a região também passaria a abrigar um número maior de eventos no turismo de negócios, de lazer, de aventura, de saúde, de gastronomia, de ecoturismo e de turismo rural.
O prefeito Thiago Silva também comentou sobre a iniciativa. “Fortalecer as cidades da região é pensar no turismo e em toda cadeia produtiva como um todo. Estamos falando sobre gerar mais emprego e renda, e especialmente em desenvolver o trade turístico. Estamos empenhados na missão, assim como o retorno do estado também foi extremamente positivo”, disse o chefe do Executivo são-pedrense.
Já o deputado estadual Helinho Zanatta, por sua vez, destacou o momento de união e o quanto isso pode se tornar próspero para as cidades. “Estamos falando de municípios com enorme potencial turístico e econômico. Aliar estas vocações ao desejo do estado em investir e disseminar novos roteiros é uma grande chance para alavancar o setor que sempre terá o nosso apoio”, completou.
Estrutura regional
Somadas, as populações das cidades ultrapassam 65 mil moradores em um território de quase 1,8 mil quilômetros quadrados de muita beleza natural, com PIB de quase R$ 2 bilhões e mais de 8 mil leitos disponíveis em mais de 100 hotéis que vão de pequenas e aconchegantes pousadas a luxuosos resorts, passando por hotéis econômicos e conventuais.
O potencial da região se traduz também nos ótimos resultados em desenvolvimento humano, com todas as três cidades acima do índice de alto desenvolvimento (destaque para Águas de São Pedro, segundo melhor índice do Brasil); os bons índices de gestão fiscal, com todas as cidades ranqueadas acima do índice de boa gestão (destacando-se São Pedro com nota máxima nos últimos quatro anos) é outro diferencial que traz segurança para os investidores.
Agregando valor à região, o Thermas Water Park é hoje o quarto maior parque aquático em número de visitantes do Brasil, com a maior área infantil da América Latina. Além disso, o desenvolvimento previsto com as obras de melhorias e ampliação da malha rodoviária advindas da implantação da privatização das rodovias que cercam e ligam as três cidades, certamente despertará novos e grandes investimentos na região.
A carta de intenção para a criação do Distrito Turístico foi assinada pelos prefeitos João Victor Barboza, Thiago Silva, Leandro Corrêa, e também pelos secretários de Turismo César Siboldi, Ronaldo Gasparelo e Fábio Pontes.